Avançar para o conteúdo principal

Apresentado plano estratégico do porto de Viana do Castelo

O ministro das Obras Públicas, António Mendonça, e o secretário de Estado dos Transportes, Correia da Fonseca, presidem, hoje, sexta-feira, em Viana do Castelo, à apresentação do plano estratégico do porto da cidade

O documento contempla os objectivos definidos pela administração portuária para a infra-estrutura até 2016.

Encomendado a um consultor externo, no caso, ao espanhol José Luís Estrada (que desempenhou já as funções de director-geral de portos do país vizinho), o documento consagra a promoção comercial do porto vianense, aliada a uma campanha plurianual de dragagens, requalificação do porto de pesca, concessão das marinas e criação do acesso rodoviário como os objectivos prioritários para os próximos três anos.

A administração do porto da cidade (APVC), que tomou posse há precisamente um ano - em cerimónia presidida pela então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino -, definiu, também, as linhas estratégicas a seguir com vista à evolução portuária, sendo a este propósito de destacar a auto-suficiência económica daquela infra-estrutura.

Aumento do investimento (com disponibilidade de ajudas nacionais e comunitárias) e do tráfego portuário, eficiência na manipulação de cargas e competitividade nos preços praticados são outras das metas onde a APVC pretende assentar a sua política de desenvolvimento.

Concessões

Segundo fonte do ministério tutelado por António Mendonça, pretende o porto vianense evoluir através da concessão de serviços portuários a empresas privadas. Nesse sentido, a administração do porto aguarda pelo relatório final do júri relativamente às propostas formuladas por duas empresas (uma espanhola e outra portuguesa), que se candidataram à gestão das marinas da cidade e criação da Marina Atlântica.

No que concerne aos acessos, foi já lançado o processo com vista à aquisição das parcelas necessárias à construção da via rodoviária que ligará o porto vianense à rotunda da Zona Industrial de Neiva, junto ao nó da A28. Em número de cerca de duas centenas, os imóveis terão um custo de aquisição de 2,5 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Notícias

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

 As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados de desastres”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.