Avançar para o conteúdo principal

Aprovado Projecto de Execução do futuro Arquivo Municipal

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na reunião de executivo de ontem, o projecto de execução da Remodelação e Ampliação do Antigo Matadouro Municipal, que irá acolher o Arquivo Municipal. O equipamento, actualmente a funcionar em três edifícios distintos (um na sede dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, outro na Encosta do Elevador e outro na antiga biblioteca), vai ter modernas instalações, que deverão custar cerca de cinco milhões de euros.
O projecto, que será agora alvo de candidatura a fundos comunitários, integra a requalificação do actual edifício do matadouro e ainda a criação de um novo edifício em “U” para armazenamento de documentação que, por seu lado, terá capacidade para mais dez quilómetros lineares de prateleiras, respondendo assim às exigências do actual Arquivo e garantindo capacidade para mais cinquenta anos, com as novas tecnologias de registo.
O projecto integra ainda zonas de consulta de documentação e para investigação, para além de possuir todas as condições modernas de armazenamento de documentos antigos.
Recorde-se que o Arquivo Municipal de Viana do Castelo tem vindo a mostrar cada vez maior apetência para os que pretendem efectuar investigações. O Arquivo Municipal tem um fundo documental de grande valor patrimonial desde 1262. Possui 2086 peças documentais e, no fundo legislativo, contam 2600 volumes, entre os quais as Ordenações Filipinas de 1602.
Possui também 89 bens arquivísticos de valor excepcional, devidamente classificados pelo Programa de Inventariação de Bens Culturais Móveis e, na sua posse, está também o Foral de D. Manuel de 1512 e quatro iluminuras divulgadas no Inventário dos Códices Iluminados até 1500.
Do seu fundo documental, constam também 167.550 peças fotográficas e 1398 postais. Actualmente, a documentação do Arquivo Municipal ocupa 6800 metros lineares, mas o ritmo de crescimento é de 200 metros lineares por ano.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Veja imagens do estado actual do antigo Matadouro Municipal aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...