Avançar para o conteúdo principal

Aprovado Projecto de Execução do futuro Arquivo Municipal

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na reunião de executivo de ontem, o projecto de execução da Remodelação e Ampliação do Antigo Matadouro Municipal, que irá acolher o Arquivo Municipal. O equipamento, actualmente a funcionar em três edifícios distintos (um na sede dos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico, outro na Encosta do Elevador e outro na antiga biblioteca), vai ter modernas instalações, que deverão custar cerca de cinco milhões de euros.
O projecto, que será agora alvo de candidatura a fundos comunitários, integra a requalificação do actual edifício do matadouro e ainda a criação de um novo edifício em “U” para armazenamento de documentação que, por seu lado, terá capacidade para mais dez quilómetros lineares de prateleiras, respondendo assim às exigências do actual Arquivo e garantindo capacidade para mais cinquenta anos, com as novas tecnologias de registo.
O projecto integra ainda zonas de consulta de documentação e para investigação, para além de possuir todas as condições modernas de armazenamento de documentos antigos.
Recorde-se que o Arquivo Municipal de Viana do Castelo tem vindo a mostrar cada vez maior apetência para os que pretendem efectuar investigações. O Arquivo Municipal tem um fundo documental de grande valor patrimonial desde 1262. Possui 2086 peças documentais e, no fundo legislativo, contam 2600 volumes, entre os quais as Ordenações Filipinas de 1602.
Possui também 89 bens arquivísticos de valor excepcional, devidamente classificados pelo Programa de Inventariação de Bens Culturais Móveis e, na sua posse, está também o Foral de D. Manuel de 1512 e quatro iluminuras divulgadas no Inventário dos Códices Iluminados até 1500.
Do seu fundo documental, constam também 167.550 peças fotográficas e 1398 postais. Actualmente, a documentação do Arquivo Municipal ocupa 6800 metros lineares, mas o ritmo de crescimento é de 200 metros lineares por ano.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Veja imagens do estado actual do antigo Matadouro Municipal aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.