Os edifícios administrativos, situados na Praça da Liberdade, foram desenhados por Fernando Távora, um dos fundadores da Escola do Porto e um dos mais prestigiados arquitectos portugueses. A intenção da Autarquia sempre passou pelo arrendamento dos dois edifícios para a instalação de serviços, para além da restauração já existente. Recentemente, e fruto de diligências do Presidente da Câmara, ficou assegurada a execução desta intenção, depois de terem sido arrendados os edifícios a vários Ministérios.
Assim, ao Presidente José Maria Costa, a Direcção de Serviços de Instalações e Equipamentos da Direcção Geral de Finanças assegurou que, dependendo do desenvolvimento do processo de concurso público para a empreitada de adaptação do edifício, as obras de adaptação para reinstalar o Serviço de Finanças deverão arrancar no primeiro trimestre de 2010, com um prazo de seis meses.
Já no final da semana passada, o Ministro da Justiça garantiu ao Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo que o Tribunal de Trabalho e o Tribunal de Família e Menores irão ser transferidos para a Praça da Liberdade, já que será lançado o concurso de adaptação do edifício ainda durante o mês de Janeiro, com o valor base de 1,2 milhões de euros.
O edil estabeleceu também contactos com o Conselho Directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional no sentido de transferir o Centro de Emprego de Viana do Castelo para as instalações na Praça da Liberdade.