Avançar para o conteúdo principal

Estádio que começou a ser construído há 17 anos ''abre'' na Primavera

A construção do Estádio Municipal Manuela Machado iniciou-se há 17 anos mas apenas depois de 2012 é que o equipamento deverá estar totalmente operacional, com a prevista conclusão dos acessos, que ainda vão custar cerca de dois milhões de euros. Entretanto, já na Primavera, garantiu a Câmara, deverá ficar concluída a instalação de balneários na estrutura, empreitada de mais de três milhões de euros, lançada com o objectivo "mais funcional". Desta forma, segundo anunciou o presidente da Câmara, José Maria Costa, a obra de construção do primeiro troço dos acessos ao complexo desportivo deverá estar concluído até final do próximo ano, avançando depois a última fase de ligação. Um acesso que, sublinhou, só depois de implementado é que permitirá "rentabilizar" aquele espaço desportivo.
Entretanto, a obra em curso actualmente passa ainda pela substituição do relvado e requalificação da pista de atletismo. Trata-se da última fase de uma das obras mais polémicas do concelho: "Vamos pô-lo mais funcional, obrigados. Porque não conseguimos deitar aquilo abaixo e fazer uma coisa racional, para as necessidades que temos", afirmou, em 2008 o autarca Defensor Moura, então presidente da Câmara (também pelo PS), na altura em que lançou o concurso para a obra que agora chega ao fim. E acrescentou: "Vamos fazer aquela obra contrariados". A construção do estádio, na freguesia da Meadela, iniciou-se na década de 90, ainda na liderança social-democrata de Branco Morais na autarquia. Depois de um investimento superior a três milhões de euros, as bancadas foram concluídas em 1993, assim como o relvado desportivo. Nesse mesmo ano, as eleições autárquicas ditavam a mudança à esquerda, com a eleição do actual presidente, Defensor Moura, pelo PS. Inacabada a obra assim continuou até à morte do arquitecto autor do projecto, o que inviabilizou a conclusão do plano para os balneários. A autarquia socialista nunca concordou com a dimensão do projecto, mas como a obra foi financiada por fundos comunitários nada havia a fazer. Também a falta de financiamento contribuiu para 15 anos de um estádio por concluir. Recebeu melhoramentos há cerca de dez anos e, em 1999, foi baptizado com o nome de Manuela Machado, antiga campeã mundial de maratona, natural de Viana do Castelo, atleta que ameaçou exigir a retirada do nome se nada fosse feito para alterar a situação. O complexo é actualmente utilizado por dezenas de praticantes de atletismo do concelho.


Fonte: Rádio Geice, Viana do Castelo


Mais sobre este Estádio aqui e aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Sem planos para a última noite de 2025?

Viana do Castelo celebra a chegada de 2026 com o evento New Year 2026 no Centro Cultural de Viana do Castelo. A festa começa às 23h00 de 31 de dezembro e termina às 06h00 de 1 de janeiro. Às 00h00 há lugar para o tradicional Fogo de Artifício no rio Lima. Os bilhetes vão estar organizados por lotes. Começam nos 10,00€ e vão até 850,00€ . A Bilheteira Física vai estar aberta no dia 30 de dezembro (terça-feira) das 18h00 às 22h00 no Centro Cultural de Viana do Castelo. A organização está a cargo da Collective Agency e Santa Luzia Futebol Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Saiba mais  AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)