Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo - Núcleo do Cabedelo

Foi lançado pela Polis Litoral Norte, o Concurso Público para a Elaboração do Projecto de Requalificação da Frente Ribeirinha de Viana do Castelo - Núcleo do Cabedelo.
O projecto a desenvolver deve promover a criação de condições para a promoção das actividades relacionadas com a fruição do rio e do mar nas componentes recreativa, lazer, turística e desportiva. Estas actividades complementam a afectação do uso público de recreio e lazer na área de expansão do Porto de Mar (nova Marina)
- Qualificação do espaço público;
- Ciclovia;
- Arborização;
- Sinalização;
- Reordenamento do estacionamento junto às zonas balneares;
- Equipamentos de apoio aos desportos náuticos e ao turismo.
O estudo global para esta área deverá atender à sua vocação nos domínios das actividades relacionadas com a fruição do rio e do mar,nas suas componentes recreativa, de lazer, turística, balnear e desportiva.
Deverá tomar em consideração estudos anteriores, de carácter mais restrito (proposta do IPTM para a área portuária, plano de praia previsto pelo POOC, estudos relativos a instalações desportivas associadas à prática de desportos náuticos) e estudos ou processos em curso (processos de licenciamento, projecto para o centro de alto rendimento de surf).

Prazo de Resposta: 2010-03-26 17:00:00
Abertura de Propostas: 2010-03-29 16:00:00

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Reabilitação em vez da demolição

A opção de reabilitar em vez de demolir, preserva a história e o charme arquitetónico original desta habitação antiga em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Esteve vários anos devoluta e degradada. Ainda está em obra, mas já dá para imaginar como vai ficar. 📸 março 2026 | @olharvianadocastelom 📸 abril 2021 | @olharvianadocastelo  📸 janeiro 2010 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Bem-vinda, primavera!

A primavera, a estação mais colorida e florida do ano, começa esta sexta-feira, 20 de março. Começa com céu encoberto e alguns chuviscos em Viana do Castelo. Mas há boas notícias, está prevista uma melhoria do estado do tempo já a partir de amanhã. É durante esta estação do ano que jardins e espaços verdes da cidade ganham um colorido especial. 📸 20 março 2026 | @olharvianadocastelo

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.