Avançar para o conteúdo principal

Viana: Sem passagens de nível até ao final deste ano

A partir deste ano, Viana do Castelo passa a ser um concelho sem passagens de nível, uma garantia dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo. Durante o decorrer de 2010 fica terminado o processo de supressão das passagens de nível, que no total se traduz num investimento a rondar os 15 milhões de euros. Ao todo serão 13 novas passagens que substituem as 24 que existiam no concelho. O términos destas travessias conta com um ano de atraso em relação ao que foi anunciado pelo Governo no final de 2007.
“Já demos inicio à passagem superior de Vila de Punhe, já abriu o troço e a passagem inferior de Alvarães, estão m em curso as da Areosa, de S. Sebastião e Além Rio que são as duas últimas em desenvolvimento e vão arrancar agora as obras de restabelecimento de Carreço para pudermos encerrar todas as passagens de nível ainda este ano”, detalhou José Maria Costa. O cenário final conta com passagens inferiores pedonais no S. Socorro e Igreja, ambas na freguesia da Areosa, para além de passagens inferiores em Carreço e Cabriteira/Afife, a construção de passagens desniveladas em S. Sebastião e Além Rio (Areosa) que apesar das obras complexas, o autarca diz que, “no verão estarão concluídas”e uma inferior em Barroselas. As passagens da Seca/Darque foram das primeiras concluir, assim como as passagens superiores e inferiores de Mazarefes, e a inferior de Vila Fria. A superior de Vila de Punhe foi aberta este mês. Esta Quarta-feira, em reunião de Câmara foi aprovado o protocolo do segundo troço que fará o restabelecimento da passagem inferior de Alvarães, que se tornará numa alternativa viária à EN 305 e o “troço estará concluído em 2011, com um custo de perto de 700 mil euros”. A supressão das passagens de nível está ao abrigo de um protocolo assinado entre a Refer e a Câmara Municipal em Junho de 2005 para suprimir as 24 passagens de nível do concelho. Ao todo, de acordo com a autarquia, estão a ser gastos mais de 15 milhões de euros na construção das 14 passagens desniveladas que permitirão maior segurança para a circulação viária, ferroviária e de peões junto à Linha do Minho.

Fonte: Rádio Geice, Viana do Castelo.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A Páscoa Doce está a chegar a Viana

A Praça da República a preparar-se para receber iniciativas do evento Páscoa Doce, que vai decorrer de 27 de março a 6 de abril, na cidade de Viana do Castelo. 📸 25 março 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo promove Páscoa Doce de 27 de março a 6 de abril

Para assinalar a Páscoa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo e a Diocese de Viana do Castelo, realizam uma série de iniciativas inseridas no evento Páscoa Doce, que vão decorrer no centro histórico da cidade de 27 de março a 6 de abril. 📸 arquivo | @olharvianadocastelo Consulte o programa completo👇

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.