Avançar para o conteúdo principal

Adjudicado Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da empreitada de construção do Centro de Alto Rendimento de Surf, a instalar na Praia do Cabedelo, na freguesia de Darque. O empreendimento, que nasce de uma candidatura conjunta com o Instituto do Desporto de Portugal, está orçado em mais de um milhão de euros e servirá de apoio e formação aos desportos náuticos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf.
Este vultuoso investimento, um projecto do arquitecto vianense Jorge Cavaleiro, vai nascer junto ao espaço da Orbitur, tratando-se de uma importante infra-estrutura para o desenvolvimento desportivo e para a afirmação de Viana do Castelo como destino de excelência para a prática do surf, do bodyboard e outros desportos náuticos.
O Centro de Alto Rendimento de Surf vai receber atletas de alta competição desta modalidade, sendo que o edifício, a ser implantado numa área de cerca de mil metros quadrados, vai ser dotado de salas de formação, de apoio médico, de exercício, e ainda dormitórios e refeitório, para além de armazéns para material e de espaço de apoio à praia. O local escolhido – a Praia do Cabedelo – tem fortes tradições neste desporto, sendo procurada por praticantes vindos de todo o mundo, razão pela qual foi escolhido para instalar este Centro de Alto Rendimento.
O novo empreendimento integra um conjunto de seis Centros de Alto Rendimento espalhados pelo país: Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, Sintra, Sesimbra e Vila do Bispo.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Saiba mais aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

A famosa travessia do rio Lima pelos romanos

Nas duas margens do rio Lima (na margem direita está o general Decius Junius Brutus no seu cavalo e na margem esquerda os soldados), em frente à Vila de Ponte de Lima, foi erguido no ano de 2009 um Monumento Evocativo da Lenda do Rio Lethes – o Rio do Esquecimento, que desperta a curiosidade dos milhares de visitantes que acodem a esta vila minhota. O que diz a Lenda de um acontecimento com mais de vinte e um séculos: Comandadas por Decius Junius Brutus, as hostes romanas atingiram a margem esquerda do Lima no ano 135 a.C.. A beleza do lugar as fez julgarem-se perante o lendário Rio Lethes, que apagava todas as lembranças da memória de quem o atravessasse.  Os soldados negaram-se a atravessá-lo. Então, o comandante passou e, da outra margem, chamou a cada soldado pelo seu nome. Assim lhes provou não ser esse o Rio do Esquecimento.