Avançar para o conteúdo principal

Amolador, profissão em vias de extinção

Lembram-se daqueles homens, conhecidos por amoladores, que há uns anos atrás era vulgar vê-los a percorrer tudo o que era rua e estrada do nosso país, com as suas típicas bicicletas (onde sobressai a pedra de esmeril, que serve para amolar e que é movida através de um sistema ligado aos pedais) e ao som do típico realejo anunciar o arranjo de guarda-chuvas, panelas, pratos, facas, tesouras…? Pois com um desses amoladores, deparei-me ontem numa rua de Viana do Castelo e não resisti fotografá-lo, porque hoje são verdadeiras raridades e é uma profissão que tem os dias contados. Agora, as pessoas preferem ir à “loja dos Chineses” adquirir material novo e barato (a qualidade é que deixa muito a desejar) do que mandar arranjar o que está avariado.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A fúria do mar…

Agitação marítima, com ondas de grande intensidade, arrancam paralelos junto à foz do rio Lima, em Viana do Castelo.  📸 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Alunos de Viana andam em terra e água sem sair do mesmo veículo

Estão a decorrer em Viana do Castelo, desde ontem, prolongando-se por todo o dia de hoje, as iniciativas “Alista-te por um dia” e “Cidadania e Forças Armadas” que pretendem dar a conhecer as Forças Armadas e ajudar a cativar as gerações mais novas para a vida militar. Ao todo, cerca de 300 alunos de Agrupamentos de Escolas do concelho de Viana do Castelo participaram em diversas atividades, nomeadamente numa viagem bem fora do comum, diferente e divertida, que mistura terra e água sem sair do mesmo veículo. Um passeio num veículo anfíbio dos Fuzileiros da Marinha Portuguesa que entusiasmou todos os participantes.

O “Viana Amor & Folia” está a chegar

Já se começa a preparar o “Viana Amor & Folia”. 📸 11 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.