Avançar para o conteúdo principal

Casa dos Sá Sotomaior

Breve Historial
Séc. 16, meados - construção do edifício principal e fachada por Rui de Sá Sotomaior ( ALPUIM e VASCONCELOS, 1983: 92 ); 1772, 23 Abril - após a morte do bisneto do fundador, sem descendência directa, os bens passaram a Pedro Lopes de Azevedo, no entanto D. Josefa de Sá Sotomaior reclamou a herança por ter sido perfilhada pelo falecido; nesta data foi-lhe concedida por decisão régia a posse dos bens litigados; 1866 - demolição da torre existente no lado S., talvez de origem medieval, para ampliação do salão nobre ( CALDAS e GOMES, 1990: 45 ); 1872 - a casa é alugada à Assembleia Vianense por 150.000 réis mensais até 1895 ( ALPUIM e VASCONCELOS, 1983: 93 ); 1898 sede do Sport Clube Vianense até 1902; 1904 - reinstalação da Assembleia Vianense até 1954; 1908 - obras no interior do edifício, no valor de 65.985 réis, para acolher o rei D. Manuel II; 1927 - adaptação do 1º piso a agência do Banco Pinto e Sotto Maior; 1930 - modernização das salas de jogo e leitura, palco para música no salão e arranjo do pátio de entrada; 1954 - o BPSM adquire o edifício a Primo de Sá Pinto de Abreu Sottomaior, último proprietário pertencente à família original, e ocupa a totalidade do edifício; 1975 - obras de modernização da agência bancária.

Fonte: www.monumentos.pt

Casa dos Sá Sotomaior, construída no ano de 1570.
Situada na Praça da República de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Parque de estacionamento Gil Eannes encontra-se "completamente às escuras"

Esta fotografia foi tirada há instantes no parque de estacionamento gratuito Gil Eannes, em Viana do Castelo. Encontram-se estacionadas dezenas de viaturas. Zero iluminação. Não há um poste de iluminação pública ligado. 📸 2 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.