Avançar para o conteúdo principal

Casa dos Sá Sotomaior

Breve Historial
Séc. 16, meados - construção do edifício principal e fachada por Rui de Sá Sotomaior ( ALPUIM e VASCONCELOS, 1983: 92 ); 1772, 23 Abril - após a morte do bisneto do fundador, sem descendência directa, os bens passaram a Pedro Lopes de Azevedo, no entanto D. Josefa de Sá Sotomaior reclamou a herança por ter sido perfilhada pelo falecido; nesta data foi-lhe concedida por decisão régia a posse dos bens litigados; 1866 - demolição da torre existente no lado S., talvez de origem medieval, para ampliação do salão nobre ( CALDAS e GOMES, 1990: 45 ); 1872 - a casa é alugada à Assembleia Vianense por 150.000 réis mensais até 1895 ( ALPUIM e VASCONCELOS, 1983: 93 ); 1898 sede do Sport Clube Vianense até 1902; 1904 - reinstalação da Assembleia Vianense até 1954; 1908 - obras no interior do edifício, no valor de 65.985 réis, para acolher o rei D. Manuel II; 1927 - adaptação do 1º piso a agência do Banco Pinto e Sotto Maior; 1930 - modernização das salas de jogo e leitura, palco para música no salão e arranjo do pátio de entrada; 1954 - o BPSM adquire o edifício a Primo de Sá Pinto de Abreu Sottomaior, último proprietário pertencente à família original, e ocupa a totalidade do edifício; 1975 - obras de modernização da agência bancária.

Fonte: www.monumentos.pt

Casa dos Sá Sotomaior, construída no ano de 1570.
Situada na Praça da República de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

20 de janeiro. Neste dia, em…

1848 - A vila de Viana do Minho era elevada a cidade com o nome de Viana do Castelo. Foi há 178 anos por carta régia de D. Maria II. 2008 - Era inaugurada a nova Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Está localizada junto ao rio Lima. 2016 - Uma nova rua nasce no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Construída de raiz, a nova artéria liga a rua Pedro Homem de Mello à rua da Bandeira, em frente ao edifício do antigo Governo Civil. O novo arruamento recebe o nome do arquiteto José Fernandes Martins, autor de diversos edifícios da cidade como a Fábrica de Chocolate Avianense ou a Vila Rosa. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo