Avançar para o conteúdo principal

Centro de Dia e Sede da Junta de Freguesia de Monserrate

Prosseguem as obras de construção do edifício situado junto à Igreja da Senhora D'Agonia, que vai acolher o Centro de Dia e Apoio Domiciliário e a sede da Junta de Freguesia de Monserrate.
Comparticipado em 60 por cento pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) do Instituto de Segurança Social e em 40 por cento pela Autarquia vianense, o novo espaço tem capacidade para cinquenta utentes no Centro de Dia e 50 no Apoio Domiciliário.
O equipamento de dois pisos terá um átrio, uma zona de direcção e serviços administrativos (gabinete da direcção, sala de reuniões), área de instalação de pessoal, zona de convívio, refeições, actividades, uma lavandaria e ainda gabinete de saúde.
A sede da Junta de Freguesia de Monserrate, com uma área de 250 metros quadrados, terá gabinetes de trabalho e reunião, salão nobre, zona de serviços administrativos e arquivo.
Este edifício, construído de raiz, vai dotar a cidade de um equipamento que há muito era reivindicado e ainda a Junta de Freguesia, que necessita de umas instalações mais funcionais do que as que apresenta actualmente.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Viana: Feira Medieval, anima a cidade de 18 a 21 de junho

Assinalando no dia de abertura da Feira Medieval de Viana do Castelo, a 18 de Junho, 757 anos que o Rei D. Afonso III atribuiu Foral (18 de Junho de 1258), criando a vila e instituindo o município de Viana, a cidade vai fazer mais uma viagem no tempo, agora às origens medievais das suas terras. Durante o evento, toda a cidade se envolve no espírito de dar nova vida à História. São quatro dias cheios de magia, animação e surpresa, num centro histórico onde impera a cor, cheiros e sabores de outrora, que convidam habitantes e forasteiros a uma experiência do que era viver na Idade Média. Estarão presentes artesãos, mercadores, regatões e artífices, vindos dos mais diversos lugares, que irão transformar o centro histórico da cidade de Viana do Castelo, num espaço privilegiado de encontro, negócio, lazer e de comes e bebes. 

A selvajaria consentida no estacionamento automóvel

A realidade quotidiana da nossa cidade. Desrespeitar a lei tornou-se algo "normal" ou "tolerável" por Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo