Avançar para o conteúdo principal

ENVC: Navio Patrulha pronto a tempo das comemorações do Dia da Marinha

O primeiro Navio Patrulha a ser construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo deverá ser entregue “até ao final do Inverno”, disse à Geice fonte ligada ao processo. A mesma fonte acrescenta que o NRP Viana do Castelo deverá já integrar as comemorações do Dia da Marinha, que se realizam este ano em Portimão, a 20 de Maio. O primeiro patrulha está já praticamente concluído, estando actualmente em fase de provas e adaptações técnicas, pelo que tudo indica que em breve possa ser entregue à Marinha Portuguesa.
Um sinal de que a embarcação está já na fase final de acabamento foi dado pelo Ministério da Defesa Nacional que, em despacho publicado em Diário da República, no qual adjudicou à sociedade OTO MELARA a aquisição de duas peças de artilharia de 30 mm e respectivos sistemas controlo e comando destinados ao primeiro par de navios patrulha oceânicos, pelo valor global de um pouco mais de 4 milhões de euros. Recorde-se que esta embarcação, em construção nos Estaleiros Vianenses desde 2004, era para ser entregue no passado mês de Janeiro, um prazo que acabou por não se concretizar devido à complexidade técnica do projecto. No entanto, este primeiro patrulha está agora praticamente concluído e tudo indica que chegará ás mãos da Marinha ainda antes do final deste Inverno. Refira-se que o segundo NPO, o NRP Figueira da Foz, já está também em fase final de construção, e deverá ser entregue em Junho. Ainda no que toca ao reequipamento da Marinha, os ENVC já têm em curso a construção de mais dois NPO, de combate à poluição, e de cinco Lanchas de Fiscalização Costeira, estas últimas com o projecto desenvolvido em parceria com um consórcio holandês.

Fonte: Rádio Geice de Viana do Castelo

NRP Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .