Avançar para o conteúdo principal

ENVC: Navio Patrulha pronto a tempo das comemorações do Dia da Marinha

O primeiro Navio Patrulha a ser construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo deverá ser entregue “até ao final do Inverno”, disse à Geice fonte ligada ao processo. A mesma fonte acrescenta que o NRP Viana do Castelo deverá já integrar as comemorações do Dia da Marinha, que se realizam este ano em Portimão, a 20 de Maio. O primeiro patrulha está já praticamente concluído, estando actualmente em fase de provas e adaptações técnicas, pelo que tudo indica que em breve possa ser entregue à Marinha Portuguesa.
Um sinal de que a embarcação está já na fase final de acabamento foi dado pelo Ministério da Defesa Nacional que, em despacho publicado em Diário da República, no qual adjudicou à sociedade OTO MELARA a aquisição de duas peças de artilharia de 30 mm e respectivos sistemas controlo e comando destinados ao primeiro par de navios patrulha oceânicos, pelo valor global de um pouco mais de 4 milhões de euros. Recorde-se que esta embarcação, em construção nos Estaleiros Vianenses desde 2004, era para ser entregue no passado mês de Janeiro, um prazo que acabou por não se concretizar devido à complexidade técnica do projecto. No entanto, este primeiro patrulha está agora praticamente concluído e tudo indica que chegará ás mãos da Marinha ainda antes do final deste Inverno. Refira-se que o segundo NPO, o NRP Figueira da Foz, já está também em fase final de construção, e deverá ser entregue em Junho. Ainda no que toca ao reequipamento da Marinha, os ENVC já têm em curso a construção de mais dois NPO, de combate à poluição, e de cinco Lanchas de Fiscalização Costeira, estas últimas com o projecto desenvolvido em parceria com um consórcio holandês.

Fonte: Rádio Geice de Viana do Castelo

NRP Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje é dia mundial do beijo

Beijar é um ato comum em várias sociedades como forma de demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade… sem precisar de palavras. Já beijou alguém hoje? Viana é Amor. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.