Avançar para o conteúdo principal

Coliseu de Viana já ''venceu'' problema das fundações e deverá estar concluído em Setembro

Dois anos depois de arrancar a obra, e contando pelo meio com uma suspensão dos trabalhos ordenada pelo Tribunal, o Coliseu de Viana do Castelo, desenhado por Souto Moura, acaba de ultrapassar a fase das fundações e vai finalmente começar a ganhar cobertura. Trabalhos dificultados por se tratar de uma pavilhão que fica 7,5 metros abaixo do nível das águas.
“Tivemos até agora a consolidação da estrutura, mas foi um ano muito mau em termos de Inverno, para este tipo de obras. Estamos a falar de impermeabilização do solo, em áreas próximas do rio, mas esta fase dos trabalhos já chegou ao fim”, apontou o autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, que estima para final de Setembro próximo a conclusão da empreitada. Para trás ficam vários prazos, revistos pela dificuldade da construção, sobretudo das fundações, acrescidas devido às infiltrações por se tratar de um edifício que se situa a poucos metros do rio Lima. “Já estamos a entrar na segunda fase, que é a instalação de toda a estrutura metálica, com a respectiva cobertura. Temos pressionado a empresa com os prazos”, admite o autarca socialista. Um dos muitos entraves neste processo aconteceu logo no arranque dos trabalhos, interrompidos em Março de 2008 depois de uma empresa de Braga impugnar o concurso público provocando uma paragem de vários meses. A necessidade de escoamento das águas do terreno também contribuiu para o actual atraso. A Câmara rejeita, para já, falar em derrapagens financeiras na empreitada. Trata-se de um investimento de 11,2 milhões de euros e o equipamento contará com capacidade máxima de 4000 pessoas e uma “vocação especial” para grandes exposições, circo, congressos e espectáculos musicais.

Fonte: Rádio Geice, de Viana do Castelo.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Está escolhido o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2025

Acaba de ser escolhida a Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d'Agonia 2025, num evento que teve lugar hoje 07 de março, no Teatro Municipal Sá de Miranda. Trata-se de Bruna Torre, de 17 anos de idade, natural de Viana do Castelo. A mordoma do cartaz, foi escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas (Contudo, devido a imprevistos de última hora, duas das jovens tiveram que desistir). Agora que está escolhido o rosto do cartaz da Romaria de 2025, a VianaFestas e a Comissão de Festas da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vão convidar 3 fotógrafos, que apresentarão cada um, uma proposta, na qual figura a jovem mordoma. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto.

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Chegada da faina

A embarcação de pesca artesanal NOVA SRA. DA BONANÇA a chegar de mais um dia de trabalho no mar, ao Portinho de Pesca de Castelo do Neiva. Com a ajuda de um guincho, o barco é puxado pela rampa até ao varadouro. No concelho de Viana do Castelo, Castelo do Neiva, localidade rica em histórias e tradições, do polvo ao sargaço, foi elevada a vila no passado dia 13 de março de 2025, por aprovação unânime da Assembleia da República. 📸 14 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo