Avançar para o conteúdo principal

Fonte de Mergulho da Abelheira

Esta Fonte localiza-se no Lugar da Abelheira, Freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.
"As fontes de mergulho, também conhecidas por fontes de chafurdo ou de afaga-caneco, conhecidas já na época clássica, proliferaram principalmente durante a idade média, perdurando mesmo até aos nossos dias, por constituírem um método seguro, rápido e eficaz de abastecimento de água às populações.
Claro que uma fonte com estas características necessitava de um veio de água de razoável caudal, para que a água da pia nunca estagnasse, tornando-a imprópria para consumo. Além disso, só se justificava a sua construção, razoavelmente complexa, no seio de uma comunidade com aceitável número de habitações, pelo que a existência desta fonte, neste lugar, cuja cronologia, pelos fragmentos cerâmicos encontrados, remontará aos finais do Século XV início do Século XVI, indicia que a ocupação humana do lugar da Abelheira se terá intensificado a partir desta época, fruto não só do notável desenvolvimento que Viana e o seu porto de mar sofreram na centúria de quinhentos (o porto de Viana era o segundo do país em número de entradas e saídas da barra).
A estrutura hoje visível corresponde já a uma profunda reestruturação operada, provavelmente, nos finais do Século XVIII..."

Texto retirado de uma placa que se encontra junto à Fonte.





MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Acontece em Viana…

Nesta manhã de sábado (12), entre outras iniciativas, está a acontecer em Viana do Castelo: Feirão da Patanisca, Workshop de Palmitos, Workshop Ovos da Páscoa, Feira de Artesanato, exposição “Páscoa com Tradição” e Campeonato do Mundo de TrialGP. 📸 12 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo