Avançar para o conteúdo principal

Fonte de Mergulho da Abelheira

Esta Fonte localiza-se no Lugar da Abelheira, Freguesia de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.
"As fontes de mergulho, também conhecidas por fontes de chafurdo ou de afaga-caneco, conhecidas já na época clássica, proliferaram principalmente durante a idade média, perdurando mesmo até aos nossos dias, por constituírem um método seguro, rápido e eficaz de abastecimento de água às populações.
Claro que uma fonte com estas características necessitava de um veio de água de razoável caudal, para que a água da pia nunca estagnasse, tornando-a imprópria para consumo. Além disso, só se justificava a sua construção, razoavelmente complexa, no seio de uma comunidade com aceitável número de habitações, pelo que a existência desta fonte, neste lugar, cuja cronologia, pelos fragmentos cerâmicos encontrados, remontará aos finais do Século XV início do Século XVI, indicia que a ocupação humana do lugar da Abelheira se terá intensificado a partir desta época, fruto não só do notável desenvolvimento que Viana e o seu porto de mar sofreram na centúria de quinhentos (o porto de Viana era o segundo do país em número de entradas e saídas da barra).
A estrutura hoje visível corresponde já a uma profunda reestruturação operada, provavelmente, nos finais do Século XVIII..."

Texto retirado de uma placa que se encontra junto à Fonte.





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia do Porto de Viana 2026 terá muita animação e visitas gratuitas

O Dia do Porto de Viana do Castelo é o evento anual em que esta infraestrutura portuária abre portas à comunidade. Realiza-se no próximo sábado, 13 de junho de 2026, entre as 10h00 e 19h00, na marginal de Viana do Castelo, oferecendo atividades de entrada livre, nomeadamente visitas à área portuária em embarcação, visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes, corridas, insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina). HORÁRIOS E PROGRAMA : • 10h00 / 17h30 - Visitas à área portuária em embarcação • 10h00 / 18h00 - Insufláveis e Animação Diversa (Jardim da Marina) • 10h00 / 19h00 - Visitas gratuitas ao Navio Hospital Gil Eannes • 16h15 - Início da 1ª Corrida Pequenos Corações de Viana • 17h00 - Início da 4ª Corrida do Porto de Viana 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Colocação das barreiras definitivas para proteção à catenária na ponte Eiffel

Já se encontram colocados os primeiros, das várias dezenas de painéis em acrílico que vão servir de barreiras de proteção à catenária da linha férrea, na ponte Eiffel, em Viana do Castelo. Esta intervenção visa reforçar as condições de segurança para a circulação pedonal sobre o tabuleiro rodoviário da Ponte Eiffel. Recorde-se que a catenária da ponte está muito próxima do passeio, pondo em risco a segurança dos peões. A colocação destas barreiras definitivas para proteção à catenária, vai permitir a remoção das redes de proteção provisórias há mais de seis anos, e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas duas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. 📸 12 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

Hoje há Mercado dos Patos

Ainda está a tempo de visitar o Mercado dos Patos Jardim D. Fernando, Viana do Castelo  📸 13 junho 2026 | @olharvianadocastelo