A sobriedade da fachada da Igreja da Misericórdia de Viana do Castelo, edifício do século XVIII, contrasta com a riqueza decorativa do seu interior, onde podemos apreciar a beleza do revestimento das paredes em azulejo, a talha e os frescos do tecto.
Podemos igualmente admirar no seu interior o Órgão construído na 2ª metade do séc. XVIII, remodelado no séc. XIX e restaurado no início de 2002.
Dias de Todos os Santos e de Finados, os dias em que os cemitérios se enchem de pessoas para homenagear os mortos
Repetindo um ritual, a 1 de novembro, é celebrado todos os anos pela Igreja Católica o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31)