Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Estrada da Abelheira avança na próxima semana

As obras de reabilitação da Estrada da Abelheira (EN 302-2) vão começar na próxima semana, estando já no terreno os preparativos para a empreitada, que implica a reparação do tapete betuminoso numa extensão de quatro quilómetros entre a Abelheira (freguesia de Santa Maria Maior) e a Cova (freguesia da Meadela). Esta intervenção de emergência antecede um projecto de correcção do traçado da via, que a Autarquia pretende levar a cabo em articulação com os futuros acessos ao Estádio Municipal Manuela Machado.
Ontem, decorreu uma reunião com as empresas concessionárias dos transportes públicos que servem aquela zona, que agora irão utilizar um circuito alternativo. Ficou igualmente acordado arrancar com a empreitada já na próxima semana, dada a urgência da intervenção.
A empreitada, levada a cabo pela Câmara Municipal, está orçada em 125 mil euros mas a Autarquia está a preparar um projecto mais abrangente que irá implicar a correcção do traçado da EN302-2 e que irá ser efectuado em articulação com o novo acesso ao Estádio Manuela Machado, com uma rotunda na ligação entre estas duas vias. Esta intervenção implicará melhoria do sistema de águas pluviais, o reforço da iluminação pública e a sinalização rodoviária, transformando a EN302-2 numa via mais urbana e com maior segurança.
Recorde-se que esta via está ainda sob a alçada da empresa Estradas de Portugal uma vez que se encontra para homologação da Secretaria de Estado o acordo entre aquela empresa pública e a autarquia para transferir a empreitada de reparação para a Câmara Municipal.
O processo de transferência desta estrada nacional e da sua reparação foi, no entanto, alvo de diversas solicitações no passado por parte da Câmara Municipal à antiga Direcção de Estradas de Viana do Castelo e, em 2009, foi efectuado o protocolo de colaboração entre as duas entidades para a transferência daquela via para o património municipal depois de efectuada a empreitada de recuperação do tapete betuminoso. No entanto, por dificuldades da EP, o protocolo foi reformulado e, em seu lugar, nasceu este acordo que aguarda homologação.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Um “manto” de espuma cobre areal da praia do Canto Marinho

Devido à agitação marítima, assim estava ontem, sábado (24), coberto de espuma, criando um cenário semelhante a neve, o areal da praia do Canto Marinho, em Carreço, Viana do Castelo. 📸 24 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”