O Funicular de Santa Luzia registou, até ao final de Março de 2010, um movimento de passageiros que ascende já aos 250 mil. O número comprova o sucesso daquela estrutura que, em termos turísticos, tem vindo a atrair cada vez mais visitas a Santa Luzia, permitindo um percurso paisagístico com um “Olhar a partir da Serra”.
O elevador, que reabriu em Abril de 2007 aos 85 anos de idade, estava inactivo desde 2001, por requerer profunda remodelação das vias, carruagens e equipamentos electromecânicos. Depois de ter pertencido a várias entidades, a CP - Caminhos de Ferro Portugueses transferiu a propriedade para a Câmara Municipal de Viana do Castelo com o objectivo de o reabilitar e pôr ao serviço dos vianenses e turistas.
Para a Câmara Municipal, trata-se de preservar um meio de transporte com “significado histórico e cultural” e, no caso de Santa Luzia, apresentar a beleza paisagística e arquitectónica do local.
O funicular, que vence um desnível de 160 metros em sete minutos, torna a viagem entre o sopé e o topo de Santa Luzia a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros), havendo ainda em Lisboa os da Bica (283 metros), o da Glória (276 metros) e da Lavra (188 metros) e em Braga, o do Bom Jesus, com apenas 274 metros.
Considerado um dos mais extensos e modernos de Portugal, o funicular tem uma lotação de 24 passageiros (doze sentados e doze em pé) e podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas. A sua recuperação e entrada em funcionamento tem como objectivo facilitar uma ligação ambiental e paisagística entre a cidade e o monte de Santa Luzia, recuperar aquele que é um transporte público de grande importância patrimonial, adaptá-lo ao transporte de bicicletas e valorizar aquele que é um ponto de atracção turística.
Estes objectivos estão agora plenamente cumpridos, nomeadamente com o número de visitas a Santa Luzia e com o record de passageiros a utilizar o Funicular de Santa Luzia.
O elevador, que reabriu em Abril de 2007 aos 85 anos de idade, estava inactivo desde 2001, por requerer profunda remodelação das vias, carruagens e equipamentos electromecânicos. Depois de ter pertencido a várias entidades, a CP - Caminhos de Ferro Portugueses transferiu a propriedade para a Câmara Municipal de Viana do Castelo com o objectivo de o reabilitar e pôr ao serviço dos vianenses e turistas.
Para a Câmara Municipal, trata-se de preservar um meio de transporte com “significado histórico e cultural” e, no caso de Santa Luzia, apresentar a beleza paisagística e arquitectónica do local.
O funicular, que vence um desnível de 160 metros em sete minutos, torna a viagem entre o sopé e o topo de Santa Luzia a mais longa de todos os funiculares do país, com os seus 650 metros, tendo mais do dobro da distância do que se lhe segue, o da Nazaré (com 310 metros), havendo ainda em Lisboa os da Bica (283 metros), o da Glória (276 metros) e da Lavra (188 metros) e em Braga, o do Bom Jesus, com apenas 274 metros.
Considerado um dos mais extensos e modernos de Portugal, o funicular tem uma lotação de 24 passageiros (doze sentados e doze em pé) e podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas. A sua recuperação e entrada em funcionamento tem como objectivo facilitar uma ligação ambiental e paisagística entre a cidade e o monte de Santa Luzia, recuperar aquele que é um transporte público de grande importância patrimonial, adaptá-lo ao transporte de bicicletas e valorizar aquele que é um ponto de atracção turística.
Estes objectivos estão agora plenamente cumpridos, nomeadamente com o número de visitas a Santa Luzia e com o record de passageiros a utilizar o Funicular de Santa Luzia.
Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo (2010.04.29)