Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Viana adere à RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de aprovar a adesão, como sócio colaborador, à RETE – Associação para a Colaboração entre Portos e Cidade, uma entidade com sede em Itália que tem como missão construir uma rede internacional de cidades portuárias e de portos. Para o Presidente da Câmara, José Maria Costa, trata-se de potenciar a frente de mar e o porto de mar de Viana do Castelo, através do conhecimento e relações com outras cidades portuárias.
A RETE tem por objecto desenvolver e melhorar a relação recíproca e a colaboração mútua, para alcançar um desenvolvimento equilibrado e qualificado dos âmbitos urbano e portuário. Os seus objectivos passam pela promoção e execução de programas, projectos, actividades e iniciativas de formação, investigação, estudo e difusão que contribuam ou favoreçam a cooperação entre as administrações portuárias e as administrações locais; a melhor integração dos portos no seu contexto territorial; e a prosperidade e melhoria da qualidade de vida das cidades.
Para tal, a RETE desenvolve iniciativas destinadas a melhorar a relação porto-cidade; organiza congressos, cursos, seminários e jornadas; publica revistas periódicas; promove a publicação de contributos de carácter científico; e mantém activa uma página na Web.
Da RETE fazem parte grandes portos, autoridades portuárias e cidades europeias. De realce são, por exemplo, as principais cidades espanholas, a administração portuária de Lisboa, Douro e Lexões, mas também as cidades de Veneza, Sevilha.
Iniciativa do Centro Internazionale Città d’Acqua, de Veneza, a RETE foi constituída em 2001 a partir de um protocolo de acordo entre a Administração do Porto de Lisboa, a Área Metropolitana de Lisboa, os Puertos del Estado, a Stazioni Marittime Spa, de Génova, e as Autoridades Portuárias de Barcelona, Génova e Baleares, cujo principal objectivo consistia em fomentar a cooperação entre portos e cidades da Europa Mediterrânica e da América Latina na área da reorganização das zonas ribeirinhas urbano-portuárias e da relação cidade-porto.

Fonte: Câmara Municipal de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Há três interessados na concessão das “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”

Através de anúncio publicado no Diário da República de 7 de julho de 2025, a APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A., lançou um Concurso Público para a outorga de um contrato de concessão de uso privativo das Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo, por um período que poderá ir de 15 a 30 anos. A administração da APDL recebeu três propostas de investidores interessados na concessão que contempla o direito de exploração comercial das denominadas “Docas de Recreio do Porto de Viana do Castelo”. A decisão sobre o vencedor será divulgada brevemente. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 4 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Enorme “Coração de Viana” de Joana Vasconcelos exposto em Serralves

Uma das obras mais conhecidas e emblemáticas da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos, o "Coração Independente Vermelho”, inspirado no coração de Viana, peça icónica da filigrana portuguesa, está entre as mais de trinta e cinco peças que integram a sua primeira exposição individual em Serralves. A exposição, intitulada “I’m Your Mirror” esteve anteriormente no Museu Guggenheim de Bilbau (Espanha), onde recebeu mais de 640 mil visitantes. Vai estar no Porto, em Serralves, até 24 de junho. A obra "Coração Independente Vermelho”, já esteve exposta no Centro Cultural de Viana do Castelo durante a Romaria d'Agonia de 2014. Joana Vasconcelos foi, nesse mesmo ano, presidente da Comissão de Honra das Festas, tendo participado no cortejo etnográfico e no desfile da Mordomia. Alguns dos trabalhos expostos no Museu e nos Jardins do Parque de Serralves: (Clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) CORAÇÃO INDEPENDENTE VERMELHO, 2005 | Apresenta-se sob a forma...