Avançar para o conteúdo principal

Centro de investigação do mar na antiga praça de touros

Autarquia abandona projecto de criação, no local, de um centro de ciência
Idealizado pelo antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, o projecto de conversão da praça de touros da cidade em Centro de Ciência Viva sofreu, segundo o actual Executivo, "uma evolução": dará, agora, lugar ao futuro Centro de Mar.
"Quando foi feita a proposta (do Centro de Ciência Viva) foi apresentada uma ideia, um conceito, para ser trabalhado. No nosso entender, a proposta do Centro de Ciência pode evoluir para outra componente, um conceito novo, que traduza a ligação da cidade ao mar, concedendo destaque à nossa história marítima e à tradição da cidade no que à construção naval diz respeito."
Autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa explicou, assim, a aposta do Executivo a que preside em converter o antigo redondel da Argaçosa no futuro Centro de Mar, estrutura que entende como "estratégica, do ponto de vista de afirmação da cidade".
Dando conta que a vertente ligada à ciência "encontra-se já a ser assegurada por um equipamento (numa alusão ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, situado junto à praça de touros)", o autarca, que falava no final da reunião de Câmara de ontem, considerou que o Município "não está em fase de duplicação de estruturas".
Investimento na praia Norte
De acordo com José Maria Costa, os estudos com vista à criação do Centro de Mar "estão a ser elaborados", assinalando o autarca que um "documento-base" da futura estrutura deverá, dentro de dois meses, ser tornado público.
Segundo o edil, um centro de interpretação, que deverá vir a ocupar o espaço do Forte do Castelo Velho, na praia Norte - investimento a dinamizar ao abrigo do programa Polis do Litoral Norte - "complementará" a oferta do Centro de Mar. Terá a estrutura como funções prestar tanto apoio à praia como à investigação, indicou, acentuando que a Autarquia "não está interessada em repetir protótipos, apostando em equipamentos semelhantes aos que existem já noutras paragens".
Projecto abandonado
Pelo caminho parece ter, assim, ficado a edificação de equipamento "em tudo semelhante ao Museu do Homem (na Corunha, Galiza)", segundo anunciado por Moura, em finais de 2008, três meses antes da aprovação, em Executivo municipal, da Declaração de Viana do Castelo como "Cidade Anti-Touradas", proposta então aprovada, por maioria, com os votos contra dos vereadores do PSD.
Durante a reunião de ontem, viria, ainda, a ser aprovada a adesão do concelho à Associação para a Colaboração Entre Portos e Cidades, aposta que, para a Câmara, visa potenciar a frente atlântica e o porto vianense, através da relação com outras cidades.
No tocante a equipamentos ligados ao mar, José Maria Costa disse, ainda, que o Centro de Alto Rendimento de Surf, a criar na praia do Cabedelo, aguarda pelo visto do Tribunal de Contas para arrancar. Dinamizado pela Autarquia, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, o centro, cujos custos estão estimados em mais de um milhão de euros, servirá de apoio e formação a desportos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf. Das sete estruturas do género a criar no país, será a única da Região Norte.
Instado pelos jornalistas sobre o processo com vista à entrega a privados da gestão das marinas da cidade, José Maria Costa afiançou esperar que a anunciada contestação ao concurso por parte de um dos consórcios interessados na exploração das marinas "não venha a atrasar" a dinamização daqueles equipamentos.

Fonte: Jornal de Notícias (2010.04.27)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Veleiro encalhado no rio Minho, em Caminha, já se encontra no rio Lima, em Viana do Castelo

Veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado domingo (11) na foz do rio Minho, em Caminha, já se encontra atracado junto à marina de Viana do Castelo. Foi um rebocador de Viana do Castelo que o conseguiu resgatar aproveitando a preia-mar, rebocando-o para o estuário do rio Lima. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Já visitou a Exposição Nacional de Filatelia "VIANNA 2026"?

Uma oportunidade para ver um dos mais importantes eventos filatélicos nacionais, reunindo em Viana do Castelo alguns dos mais prestigiados expositores portugueses, bem como coleções de elevado valor histórico, documental e cultural, numa iniciativa da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva e Federação Portuguesa de Filatelia-APD.  Para ver no Centro Cultural de Viana do Castelo, até 18 outubro 2026, das 09h00-13h00 / 14h30-18h00. A entrada é livre! 📸 14 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo já começou a montar as decorações de Natal

Estamos a mais de dois meses do Natal, mas Viana do Castelo já começou a preparar a cidade para a época mais mágica do ano.  Este ano, o Natal em Viana do Castelo vai contar com 38 arruamentos iluminados, espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e colocação de uma árvore de Natal 3D gigante iluminada no Largo de São Domingos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. 📸 13 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Mundial de Pesca entra na fase decisiva amanhã em Viana do Castelo

Decorreu hoje, 16 de outubro, o segundo dia de prova do III Campeonato do Mundo de Pesca à Bóia - Mar, que está a decorrer na margem direita do rio Lima, em Viana do Castelo. Amanhã, 17 de outubro, dia de encerramento, terá lugar a 3ª e última prova da competição, com a seguinte programação: 09h30 > Distribuição dos Iscos e Engodos 11h30 – 15h30 > 3ª e Última Prova 19h00 > Cerimónia de Entrega de Prémios 20h00 > Banquete de Encerramento Consulte a classificação geral coletiva e individual dos dez primeiros classificados, após duas provas realizadas👇 📸 16 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Bom dia!

Comece o dia com estas vistas sobre a cidade de Viana do Castelo, a partir da ponte Eiffel. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelodo