Avançar para o conteúdo principal

Centro de investigação do mar na antiga praça de touros

Autarquia abandona projecto de criação, no local, de um centro de ciência
Idealizado pelo antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, o projecto de conversão da praça de touros da cidade em Centro de Ciência Viva sofreu, segundo o actual Executivo, "uma evolução": dará, agora, lugar ao futuro Centro de Mar.
"Quando foi feita a proposta (do Centro de Ciência Viva) foi apresentada uma ideia, um conceito, para ser trabalhado. No nosso entender, a proposta do Centro de Ciência pode evoluir para outra componente, um conceito novo, que traduza a ligação da cidade ao mar, concedendo destaque à nossa história marítima e à tradição da cidade no que à construção naval diz respeito."
Autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa explicou, assim, a aposta do Executivo a que preside em converter o antigo redondel da Argaçosa no futuro Centro de Mar, estrutura que entende como "estratégica, do ponto de vista de afirmação da cidade".
Dando conta que a vertente ligada à ciência "encontra-se já a ser assegurada por um equipamento (numa alusão ao Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, situado junto à praça de touros)", o autarca, que falava no final da reunião de Câmara de ontem, considerou que o Município "não está em fase de duplicação de estruturas".
Investimento na praia Norte
De acordo com José Maria Costa, os estudos com vista à criação do Centro de Mar "estão a ser elaborados", assinalando o autarca que um "documento-base" da futura estrutura deverá, dentro de dois meses, ser tornado público.
Segundo o edil, um centro de interpretação, que deverá vir a ocupar o espaço do Forte do Castelo Velho, na praia Norte - investimento a dinamizar ao abrigo do programa Polis do Litoral Norte - "complementará" a oferta do Centro de Mar. Terá a estrutura como funções prestar tanto apoio à praia como à investigação, indicou, acentuando que a Autarquia "não está interessada em repetir protótipos, apostando em equipamentos semelhantes aos que existem já noutras paragens".
Projecto abandonado
Pelo caminho parece ter, assim, ficado a edificação de equipamento "em tudo semelhante ao Museu do Homem (na Corunha, Galiza)", segundo anunciado por Moura, em finais de 2008, três meses antes da aprovação, em Executivo municipal, da Declaração de Viana do Castelo como "Cidade Anti-Touradas", proposta então aprovada, por maioria, com os votos contra dos vereadores do PSD.
Durante a reunião de ontem, viria, ainda, a ser aprovada a adesão do concelho à Associação para a Colaboração Entre Portos e Cidades, aposta que, para a Câmara, visa potenciar a frente atlântica e o porto vianense, através da relação com outras cidades.
No tocante a equipamentos ligados ao mar, José Maria Costa disse, ainda, que o Centro de Alto Rendimento de Surf, a criar na praia do Cabedelo, aguarda pelo visto do Tribunal de Contas para arrancar. Dinamizado pela Autarquia, em parceria com o Instituto do Desporto de Portugal, o centro, cujos custos estão estimados em mais de um milhão de euros, servirá de apoio e formação a desportos como o surf, o bodyboard, o windsurf e o kitesurf. Das sete estruturas do género a criar no país, será a única da Região Norte.
Instado pelos jornalistas sobre o processo com vista à entrega a privados da gestão das marinas da cidade, José Maria Costa afiançou esperar que a anunciada contestação ao concurso por parte de um dos consórcios interessados na exploração das marinas "não venha a atrasar" a dinamização daqueles equipamentos.

Fonte: Jornal de Notícias (2010.04.27)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Centro Histórico de Viana do Castelo

O Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH) assinala-se, oficialmente, hoje 28 de março.  A Praça da República é o coração do Centro Histórico da cidade de Viana do Castelo. Rodeada pelos Antigos Paços do Concelho, o Chafariz, a Misericórdia e edifícios antigos, ela guarda parte importante do património e da história do nosso centro histórico. A partir da Praça da República, aventure-se pelas ruas, quelhas e vielas do peculiar centro histórico onde em cada canto pode encontrar aspetos interessantes da história de Viana do Castelo. Desfrute da beleza da Sé Catedral, edifício do Hospital Velho, Casa dos Nichos, Antigo Convento de Sant’Ana (Igreja da Caridade), Casa dos Condes de Carreira, Casa dos Costa Barros, Estátua de Viana, Igreja das Almas, Capela das Malheiras, Casa da Vedoria, Casa Barbosa Maciel, Casa dos Lunas…

Feira Medieval de Viana do Castelo

Às ruas do centro histórico de Viana do Castelo, onde decorre desde a passada quinta-feira a Feira Medieval , tem acorrido muita gente para apreciar e usufruir dum ambiente medieval, com a recriação de festas, sons, cheiros e sabores de tempos bem longínquos. Se ainda não visitou esta Feira, tem até domingo dia 13, a oportunidade de se deliciar com este ambiente de sabor medieval enquadrado no cenário do centro histórico de Viana do Castelo.