Avançar para o conteúdo principal

Despedir para viabilizar Estaleiros de Viana

A redução do número de trabalhadores é uma hipótese a discutir na assembleia geral de 29 deste mês.
O Governo vai dar uma última hipótese para garantir a viabilidade futura dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e apelou à compreensão dos trabalhadores para as medidas de reestruturação, a adoptar em breve. A redução da força laboral, actualmente de 800 trabalhadores, é uma das propostas em cima da mesa na Assembleia Geral marcada para o dia 29 de Abril.
A mensagem foi passada esta semana à Comissão de Trabalhadores dos ENVC pelo secretário de Estado da Defesa. No âmbito da reestruturação, o maior construtor naval português deverá ter um novo conselho de administração, composto por três membros executivos, um deles militar, e dois não executivos.
Apesar das garantias do Governo, os trabalhadores não escondem a "preocupação" com as mudanças em perspectiva e a situação financeira da empresa. Os Estaleiros de Viana fecharam as contas do ano passado com prejuízos de cerca de 22 milhões de euros, situação provocada sobretudo pela recusa, em Abril de 2009, do Governo dos Açores em aceitar o ferryboat Atlântida que encomendou à fábrica minhota, por não cumprir os requisitos que estavam contratados. A encomenda de um segundo navio, o Anticiclone, foi também cancelada.
"O caso Atlântida veio agravar muito as nossas contas. Há um navio construído, mas encostado na doca há um ano. É um activo que temos ali [negócio inicial de 50 milhões de euros com os Açores], mas que está parado, além dos encargos da construção e as indemnizações devidas aos Açores", referiu ao DN fonte da empresa pública.
"Se não fosse o negócio dos Açores, a empresa poderia ter registado resultados operacionais positivos, o que em ano de crise seria um factor determinante na nossa estratégia", considera a mesma fonte do maior estaleiro naval português.
Com este revés, o passivo total da empresa eleva-se agora a 60 milhões de euros, pelo menos. Há um ano, de acordo com dados revelados pela própria empresa, os ENVC tinham um passivo de 35 milhões de euros, mas, em contrapartida, a carteira de encomendas era muito elevada, incluindo contratos para a construção de navios e lanchas para a Marinha, que envolviam encomendas de 500 milhões de euros. Hoje, os Estaleiros de Viana estão a braços com uma preocupante falta de novas encomendas.

Fonte: Diário de Notícias online de 2010-04-11

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Serenata da Romaria d’Agonia realiza-se a 27 de setembro

A Serenata da Romaria d’Agonia, espetáculo piromusical considerado um dos momentos mais emblemáticos das festas da cidade de Viana do Castelo, vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro, às 00:00, se as condições meteorológicas assim o permitirem. Inicialmente previsto para o domingo da Romaria, em agosto, o espetáculo foi adiado devido aos incêndios que assolaram o país, numa decisão conjunta da organização e da Proteção Civil que levou ao cancelamento dos restantes espetáculos de fogo-de-artifício. Com mais de 100 mil disparos pirotécnicos, uma cachoeira de luz e efeitos multimédia inovadores, a Serenata volta agora a dar cor e som ao cenário natural e único de Viana do Castelo, tendo como palco o rio Lima e a Ponte Eiffel. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

NECTAR: o iate que atrai olhares em Viana do Castelo

O iate de luxo NECTAR encontra-se atracado no cais do Bugio, chamando a atenção de quem passa nas proximidades. Com 65 metros de comprimento, navega sob a bandeira das Ilhas Cayman. 📸 15 setembro | Olhar Viana do Castelo