Avançar para o conteúdo principal

Falência de construtora poderá causar novas derrapagens na conclusão do Coliseu de Viana.

O pedido de insolvência judicial da construtora Alberto Martins e Filhos, Lda. SA, com sede na Maia, poderá causar nova derrapagem no prazo de conclusão do Coliseu de Viana do Castelo e eventualmente nos custos de construção do equipamento desenhado por Souto Moura. O PÚBLICO sabe que os oito funcionários, entre engenheiros e técnicos envolvidos na obra, receberam, anteontem, ordem para suspender a participação nos trabalhos, agora a cargo da outra empresa que integrava o consórcio, a Painhas SA, de Viana, que detém a concessão da maioria dos parques de estacionamento subterrâneo da cidade.
Contactado pela RAM, o presidente da câmara municipal escusou-se a fazer comentários sobre a possibilidade de se registar novo atraso na empreitada, com conclusão prevista para final deste ano. José Maria Costa adiantou ter apenas conhecimento informal dos problemas financeiros da empresa e vai aguardar pela comunicação do consórcio que lidera a construção do equipamento. O projecto, orçado em 12 milhões de euros, tem um historial feito de avanços e recuos, motivados por várias razões.
A empreitada arrancou em Janeiro de 2008, mas, pouco depois, foi suspensa por ordem do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, devido a uma providência cautelar movida por uma das empresas derrotadas no concurso público.
A complexidade da obra, por estar implantada numa «zona difícil», a 7,5 metros da margem do rio Lima e a 3,44 metros abaixo do nível do solo, também tem sido responsável pela demora dos trabalhos, que, em meados do ano estiveram parados mais de um mês. Já nessa altura as dificuldades financeiras da construtora da Maia estiveram na origem da suspensão das obras.
A juntar a isto há ainda as críticas da oposição, que considera a obra «faraónica», e as preocupações quanto à falta de financiamento comunitário. Esta situação é desvalorizada pelo executivo socialista, que garante ter o processo pronto para quando abrirem as candidaturas aos fundos do QREN.
Com capacidade máxima de quatro mil lugares, para acolher diferentes eventos, dos congressos aos espectáculos musicais e às provas desportivas, o Coliseu vai completar o «tríptico arquitectónico» da frente ribeirinha da cidade, ao lado dos edifícios administrativos desenhados por Fernando Távora e da biblioteca municipal projectada por Siza Vieira.

Esta é a notícia da Rádio Alto Minho (2010.04.29)





Estas são as imagens captadas hoje, 2010.04.29, do Coliseu de Viana

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escadório de Santa Luzia

A Basílica de Santa Luzia, situada no alto do monte com o mesmo nome, é o monumento mais conhecido e visitado da cidade de Viana do Castelo. Para lá chegar tem três opções: a estrada, o funicular ou o escadório. Quem optar pelo funicular, fará um percurso de 650 metros, vencendo um desnível de 160 metros, numa viagem com duração de aproximadamente 7 minutos. Quem se sentir atraído a ir a pé pelo escadório, terá que subir 659 degraus. Subir esta escadaria não é assim tão difícil, basta ir com calma, parando quando o cansaço aparecer. Veja algumas fotografias do escadório de Santa Luzia.

Viana do Castelo ilumina-se para o Natal neste sábado

As iluminações de Natal de Viana do Castelo arrancam este sábado, dia 18, às 18h00. As luzes espalhadas em cerca de 30 arruamentos, largos, praças e entradas da cidade estarão ligadas até ao dia 10 de janeiro de 2024. Os espetáculos multimédia com iluminação sincronizada que diariamente terão lugar na Av. dos Combatentes da Grande Guerra e na árvore de Natal instalada no anfiteatro do jardim da marina, vão decorrer até 10 de janeiro do próximo ano nos seguintes horários: AV. COMBATENTES DA GRANDE GUERRA 18h00 | 19h00 | 20h00 | 21h00 | 22h00 | 23h00* | 24h00* ÁRVORE DE NATAL DA MARINA 18h30 | 19h30 | 20h30 | 21h30 | 22h30 | 23h30* * apenas sexta-feira, sábado e domingo  

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)