Avançar para o conteúdo principal

Obras: 250 alunos de Viana vão para o Superior um ano mais cedo

Os alunos do 12º ano de escolaridade da Escola Secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, vão antecipar em um ano o seu acesso ao ensino superior. Tudo porque devido às obras profundas que vão arrancar naquele estabelecimento, 250 alunos vão passar a ter aulas, no próximo ano lectivo, na vizinha Escola Superior de Educação.
O objectivo desta medida apresentada como pioneira passa por reduzir as consequências do stress gerado nos alunos, fruto de obras e aulas por vezes em contentores e da redução do espaço livre. “Foi uma solução que começou a ser estudada há algum tempo, muito antes de assistirmos aos problemas registados noutras escolas, fruto destes problemas de espaço”, explicou Benjamim Moreira, director da Escola de Santa Maria Maior, actualmente com 750 alunos. As aulas na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo vão abranger cerca de 1/3 do total de alunos, todos do 12º ano. “Qualquer pessoa sabe que uma casa em obras fica reduzida e um jovem precisa de respirar, de espaço. Por isso chegamos a entendimento com a Parque Escolar sobre esta solução”, acrescentou o director. Em causa estão “profundas” obras de modernização, num investimento de cerca de 11 milhões de euros e que deverão decorrer durante um ano e meio. Além de uma recuperação total do interior e do exterior da escola, a empreitada inclui ainda a construção de três novos blocos. Ainda na cidade de Viana do Castelo decorrem também as obras de remodelação da Escola Secundária de Monserrate, orçadas em 14 milhões de euros e que permitirão duplicar o espaço escolar, passando dos actuais 7000 para 14 mil metros quadrados. As obras, com um prazo de execução de 18 meses, obrigaram a escola a recorrer a 15 contentores para funcionarem como salas de aula. A escola é frequentada por cerca de 1800 alunos e a forte redução do espaço para convívio, reconheceu o director do estabelecimento, levou ao aumento dos conflitos em ambiente escolar. É tendo em conta cenários como este que também outra escola de Viana, do Ensino Básico, que se prepara para receber uma profunda intervenção, também já equaciona este tipo de solução alternativa para os alunos. “Se fecharmos os alunos num espaço mais pequeno vai aumentar a indisciplina. Temos consciência disso”, afirma a directora da Frei Bartolomeu dos Mártires, Ana Paula Pereira. A mudança provisória também para a Escola Superior de Educação de Viana é uma solução em cima da mesa. “Estamos a estudar a melhor forma e essa é uma delas. Mas estes são alunos de dez anos, a ir para outra escola, e se for essa a solução ainda tem que ser muito bem estudada”, apontou a responsável.

Fonte: Rádio Geice (2010.04.26)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.