Avançar para o conteúdo principal

Praça da Abelheira/Monumento ao Carreteiro da Abelheira

Foi inaugurada em 20.03.2010, a estátua em homenagem ao carreteiro da Abelheira e aberta a Praça da Abelheira (que entretanto mudou de nome por decisão do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que alterou a toponímia da nova Praça da Abelheira, atribuindo-lhe o nome do Dr. António Feio Ribeiro da Silva, por deliberação da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior. Esta homenagem, que surge na sequência das comemorações do centenário do seu nascimento, assinala a vida pessoal, profissional e política de um homem da liberdade e incansável figura vianense).
Como sempre, as opiniões não são unânimes, havendo quem goste da obra, outros que nem por isso (há que aceitar democraticamente os argumentos de cada um).
A Praça, apesar de já ter sido aberta ao público, ainda não contempla tudo o que estava previsto aquando da adjudicação por parte da Câmara Municipal de Viana.
Da adjudicação, segundo a Câmara de Viana, devia constar o seguinte:
"...No novo espaço urbano... O jardim vai incluir uma zona com um espelho de água e uma fonte e uma zona verde e lúdica, onde ficarão instalados percursos pedonais e de bicicleta e será criada uma área para crianças com um moderno parque infantil. Um pequeno edifício de apoio ao jardim com esplanada e um pequeno ringue para basquetebol (à semelhança do já existente no Jardim D. Fernando) completam as estruturas da Praça, que será ainda local de uma estátua de homenagem ao Carreteiro da Abelheira".
Realço a negrito, o que ainda falta fazer (se é que alguma vez vai ser feito).





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As tasquinhas e os carros da Rampa

Rampa de Santa Luzia  Viana do Castelo  📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 7 de novembro de 2026

Foi, esta terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, por unanimidade, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um investimento financeiro na iluminação de Natal semelhante ao dos anos transatos, 200 mil euros, mas com um reforço do número de ruas iluminadas. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 7 de novembro de 2026 e o dia 10 de janeiro de 2027. A proposta integra “significativos incrementos”, nomeadamente com implementação dos espetáculos multimédia ao longo da totalidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a colocação da árvore multimédia no Largo de São Domingos, com vista à promoção de uma maior distribuição das pessoas pelas atrações e pelo centro histórico, bem como a inclusão da Rua de Viana, para a dinamização do comércio tradicional neste local. Serão iluminados cerca de quarenta arruamentos do centro histórico. Na A...

Viana do Castelo de Outros Tempos

Uma compilação de fotografias de várias zonas da cidade, da década de 60 do século XX. 📸 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Hoje é dia de Feirão!

Praça da República, Viana do Castelo. Todos os sábados de maio a setembro, das 10h00 às 13h00. 📸 26 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

"VIANA À MESA: 1920-1970". Exposição nos Antigos Paços do Concelho

Uma exposição que nos leva numa viagem pela mesa dos vianenses entre 1920 e 1970. Uma oportunidade para ver como comíamos, onde comíamos, onde nos abastecíamos, em Viana do Castelo durante aquele período, numa iniciativa do Núcleo de Viana do Castelo do Arquivo EPHEMERA. A inauguração da exposição terá lugar no dia 2 de outubro de 2026, às 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), e contará com a presença de José Pacheco Pereira. Pode ser visitada de 2 a 31 de outubro. Nos dias 3 e 17 de outubro, às 11 horas, há visitas guiadas. Uma exposição a não perder. A entrada é livre!