Avançar para o conteúdo principal

Praça da Abelheira/Monumento ao Carreteiro da Abelheira

Foi inaugurada em 20.03.2010, a estátua em homenagem ao carreteiro da Abelheira e aberta a Praça da Abelheira (que entretanto mudou de nome por decisão do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que alterou a toponímia da nova Praça da Abelheira, atribuindo-lhe o nome do Dr. António Feio Ribeiro da Silva, por deliberação da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior. Esta homenagem, que surge na sequência das comemorações do centenário do seu nascimento, assinala a vida pessoal, profissional e política de um homem da liberdade e incansável figura vianense).
Como sempre, as opiniões não são unânimes, havendo quem goste da obra, outros que nem por isso (há que aceitar democraticamente os argumentos de cada um).
A Praça, apesar de já ter sido aberta ao público, ainda não contempla tudo o que estava previsto aquando da adjudicação por parte da Câmara Municipal de Viana.
Da adjudicação, segundo a Câmara de Viana, devia constar o seguinte:
"...No novo espaço urbano... O jardim vai incluir uma zona com um espelho de água e uma fonte e uma zona verde e lúdica, onde ficarão instalados percursos pedonais e de bicicleta e será criada uma área para crianças com um moderno parque infantil. Um pequeno edifício de apoio ao jardim com esplanada e um pequeno ringue para basquetebol (à semelhança do já existente no Jardim D. Fernando) completam as estruturas da Praça, que será ainda local de uma estátua de homenagem ao Carreteiro da Abelheira".
Realço a negrito, o que ainda falta fazer (se é que alguma vez vai ser feito).





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo