Avançar para o conteúdo principal

Praça da Abelheira/Monumento ao Carreteiro da Abelheira

Foi inaugurada em 20.03.2010, a estátua em homenagem ao carreteiro da Abelheira e aberta a Praça da Abelheira (que entretanto mudou de nome por decisão do executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que alterou a toponímia da nova Praça da Abelheira, atribuindo-lhe o nome do Dr. António Feio Ribeiro da Silva, por deliberação da Assembleia de Freguesia de Santa Maria Maior. Esta homenagem, que surge na sequência das comemorações do centenário do seu nascimento, assinala a vida pessoal, profissional e política de um homem da liberdade e incansável figura vianense).
Como sempre, as opiniões não são unânimes, havendo quem goste da obra, outros que nem por isso (há que aceitar democraticamente os argumentos de cada um).
A Praça, apesar de já ter sido aberta ao público, ainda não contempla tudo o que estava previsto aquando da adjudicação por parte da Câmara Municipal de Viana.
Da adjudicação, segundo a Câmara de Viana, devia constar o seguinte:
"...No novo espaço urbano... O jardim vai incluir uma zona com um espelho de água e uma fonte e uma zona verde e lúdica, onde ficarão instalados percursos pedonais e de bicicleta e será criada uma área para crianças com um moderno parque infantil. Um pequeno edifício de apoio ao jardim com esplanada e um pequeno ringue para basquetebol (à semelhança do já existente no Jardim D. Fernando) completam as estruturas da Praça, que será ainda local de uma estátua de homenagem ao Carreteiro da Abelheira".
Realço a negrito, o que ainda falta fazer (se é que alguma vez vai ser feito).





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Empreitada do novo mercado de Viana parada sem data para recomeçar

As obras de construção do novo mercado tinham sido iniciadas em setembro de 2025, mas foram entretanto interrompidas por, segundo informação do presidente da Câmara de Viana do Castelo “terem aumentado a área de escavações depois de descobertos achados arqueológicos”. O retomar da obra vai depender do que for encontrado durante as escavações arqueológicas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo