Avançar para o conteúdo principal

Submarinos/contrapartidas: ENVC já foram buscar gruas, nave de 4 mil m2 e projecto de navio de 15ME

Apesar das dúvidas em torno das contrapartidas no âmbito dos negócios dos submarinos os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) até acabam de sair beneficiados já que uma parte “substancial” do investimento de 650 milhões de euros previstos já está concretizado. Exemplo disso é a nova nave de 4000 metros quadrados, transferida da Alemanha para Viana do Castelo e que ainda este semestre vai permitir aumentar a produtividade da empresa.Conforme a negociação feita em 2004, os ENVC deverão receber 650 milhões de euros de contrapartidas por parte do German Submarine Consortium (GSC), o vencedor do concurso para a construção e fornecimento de dois submarinos para a Marinha Portuguesa.
O consórcio é composto, entre outros, pelos estaleiros da HDW, empresa responsável pela transferência para os ENVC do equipamento de construção naval actualmente nos estaleiros (que faliram há vários anos) da Flenders (Alemanha). Em causa está equipamento no valor de 250 milhões de euros que vai permitir aumentar a produtividade dos ENVC, nomeadamente o número de horas de trabalho no Inverno (4000 m2 de área coberta) e o próprio layout de produção, já que a construção vai passar a ser sequencial, até chegar á doca. Redução de custos na produção ou melhorar o equilíbrio entre capital e trabalho, além da modernização de equipamentos, são os benefícios apontados à nova nave dos ENVC, em fase final de instalação e que deverá estar totalmente concluída ainda este semestre. Além da nave, as contrapartidas contemplaram ainda a transferência, já realizada, de gruas e outra maquinaria pesada. Com estes equipamentos os ENVC ficaram ainda dotados de capacidade para construir o Navio Polivalente Logístico (navio previsto para a Marinha Portuguesa e orçado em 250 milhões de euros). O projecto deste LPD, avaliado em 15 milhões, também estava no âmbito das contrapartidas alemãs e já foi entregue pela HDW aos ENVC. O LPD é apontado como “um meio naval exemplar” das acções que são necessárias actualmente, como a “projecção de força militar com meios conjuntos dos três ramos”, passando pela participação em “operações de apoio à paz e de assistência a catástrofes humanitárias”. Para tal, o navio vai contar, para além da capacidade de transporte, também com uma infra-estrutura hospitalar completa, permitindo ainda o transporte de vários helicópteros e um corpo de fuzileiros.

Fonte: Rádio Geice (2010-04-05)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.

Passagem de ano de Viana do Castelo com música e fogo de artifício

A festa de Passagem de Ano 2024/2025, em Viana do Castelo, está marcada para o dia 31 de dezembro, no Centro Cultural da cidade. A partir das 23h00, a garantir a animação estarão os Dj’s SIMANBEATZ, BLUAY, AVATAR, FÁBIO GONÇALVES, PETTE e PEDRO PEREIRA, que irão assegurar a música até às 06h00. No último dia do ano, quando soarem as 12 badaladas, vão poder assistir ao habitual Fogo de Artifício sobre o Rio Lima. Reúna a família e os amigos e venham a Viana do Castelo para se despedirem de 2024 e entrarem em 2025 com o pé direito. Saiba mais pormenores, AQUI .

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...