Avançar para o conteúdo principal

Viana: Câmara dá o "sim" por unanimidade à entrada na CIM

Com os votos favoráveis de todo o Executivo da Câmara de Viana do Castelo foi aprovada esta segunda-feira, na habitual reunião quinzenal, a adesão do município à Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho, após vários meses de negociação que levaram à alteração dos Estatutos por parte da CIM. Apesar de no passado ter estado ao lado do “não” de Viana à CIM, o agora presidente da Câmara justifica a mudança com o facto de actualmente existirem “melhores condições” para a integração e por isso o município até vai “ganhar” por só entrar agora.
Ainda assim, José Maria Costa elogiou o contributo do Referendo de 25 de Janeiro, que rejeitou a integração naquelas condições, considerando-o como “muito importante” neste processo. Argumentos que não colheram junto dos vereadores da oposição, mas que ainda assim votaram, como se esperava, favoravelmente, a proposta da maioria socialista. Carvalho Martins, do PSD, diz mesmo que aquando da posição assumida pelo PS local “estava em causa” a Lei do Associativismo local e que a mesmo não foi alterada agora, daí não concordar com os fundamentos do PS. Carvalho Martins diz ainda que o importante é que Viana vai agora aderir, apesar do tempo e dinheiro perdido entretanto, pelo que agora é necessário que a capital lidere a CIM. “A proposta da Câmara é infeliz, mas o importante é que Viana adira à CIM”, afirmou o social-democrata. Do lado do CDS, o vereador Aristides usou os mesmos argumentos, discordando da motivação agora apresentada pela Câmara para aderir, mas sublinhando que o importante mesmo é a entrada de Viana. Sublinhou ainda ter sido o CDS-PP a dar o passo importante neste processo, ao levar a proposta para reavaliação da posição do município à Assembleia Municipal. A adesão deverá ser ratificada em Assembleia Municipal, sem surpresas, a 30 de Abril.

Fonte: Rádio Geice (2010-04-12)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há programação oficial para o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes!

Iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizado e programado pela Biblioteca Municipal, o LER EM VIANA - Festa do Livro e das Artes decorre entre 18 e 26 de abril reunindo um conjunto de propostas em torno do universo da leitura, das artes e da criatividade. O Centro Cultural de Viana do Castelo, será novamente o palco da edição deste ano. Feira do Livro, encontros com escritores, apresentação de livros, horas do conto para crianças e famílias, música e dança compõem a programação da 5ª edição do LER EM VIANA. Entrada gratuita todos os dias das 14h30 às 23h30.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Hoje é dia mundial do beijo

Beijar é um ato comum em várias sociedades como forma de demonstração de amor, gratidão, carinho, amizade… sem precisar de palavras. Já beijou alguém hoje? Viana é Amor. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo

O segundo espaço verde mais antigo da cidade

Criado em 1888, de forma triangular com 5.500m2 Jardim D. Fernando  Praça General Barbosa Monserrate, Viana do Castelo 📸 14 abril 2026 | @olharvianadocastelo

Intervenção na ponte móvel da marina de Viana, entrou na fase final

A ponte móvel pedonal localizada na margem direita do rio Lima, na entrada da marina de Viana do Castelo está inoperacional há mais de 2 anos. Presentemente, está em fase final a intervenção na ponte (e respetivos acessos) que teve início há cerca de seis meses. Inaugurada em 2007, esta travessia tem sofrido avarias constantes ao longo da sua existência. Espera-se que esta intervenção garanta a operacionalidade da infraestrutura a longo prazo.  A ponte está dotada da possibilidade de rotação de forma a permitir não só a passagem de peões (em posição fechada) mas também das embarcações (em posição aberta).  📸 abril 2026 | @olharvianadocastelo