Avançar para o conteúdo principal

Viana: Câmara dá o "sim" por unanimidade à entrada na CIM

Com os votos favoráveis de todo o Executivo da Câmara de Viana do Castelo foi aprovada esta segunda-feira, na habitual reunião quinzenal, a adesão do município à Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho, após vários meses de negociação que levaram à alteração dos Estatutos por parte da CIM. Apesar de no passado ter estado ao lado do “não” de Viana à CIM, o agora presidente da Câmara justifica a mudança com o facto de actualmente existirem “melhores condições” para a integração e por isso o município até vai “ganhar” por só entrar agora.
Ainda assim, José Maria Costa elogiou o contributo do Referendo de 25 de Janeiro, que rejeitou a integração naquelas condições, considerando-o como “muito importante” neste processo. Argumentos que não colheram junto dos vereadores da oposição, mas que ainda assim votaram, como se esperava, favoravelmente, a proposta da maioria socialista. Carvalho Martins, do PSD, diz mesmo que aquando da posição assumida pelo PS local “estava em causa” a Lei do Associativismo local e que a mesmo não foi alterada agora, daí não concordar com os fundamentos do PS. Carvalho Martins diz ainda que o importante é que Viana vai agora aderir, apesar do tempo e dinheiro perdido entretanto, pelo que agora é necessário que a capital lidere a CIM. “A proposta da Câmara é infeliz, mas o importante é que Viana adira à CIM”, afirmou o social-democrata. Do lado do CDS, o vereador Aristides usou os mesmos argumentos, discordando da motivação agora apresentada pela Câmara para aderir, mas sublinhando que o importante mesmo é a entrada de Viana. Sublinhou ainda ter sido o CDS-PP a dar o passo importante neste processo, ao levar a proposta para reavaliação da posição do município à Assembleia Municipal. A adesão deverá ser ratificada em Assembleia Municipal, sem surpresas, a 30 de Abril.

Fonte: Rádio Geice (2010-04-12)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

A cidade alegra-se com o regresso do Mercado dos Descobrimentos ao centro histórico

A abertura do Mercado dos Descobrimentos tem lugar hoje, 18 de junho às 20h00. Consulte o programa completo AQUI . 📸 18 junho 2026 | @olharvianadocastelo

Nostalgia: Louça Regional de Viana

A loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, vai abrir portas neste fim de semana, 20 de junho (das 14h às 19h) e 21 de junho (das 10h às 14h). Lá vai encontrar peças que contam histórias e guardam memórias de outros tempos. O texto e fotografias em baixo foram publicados no blogue Olhar Viana do Castelo a 27 de outubro de 2016. “Já fizeram parte do dia-a-dia de muitos portugueses, presentemente são meras peças de coleção ou servem de decoração em alguns lares do nosso país. A fábrica que as fabricava tem a sua produção suspensa há já vários anos.  Um pouco de história:  A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em 1855. Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objetivo de retomar a tradição ...

A selvajaria consentida no estacionamento automóvel

A realidade quotidiana da nossa cidade. Desrespeitar a lei tornou-se algo "normal" ou "tolerável" por Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo