Avançar para o conteúdo principal

Beneficiação da EN 13 no concelho de Viana do Castelo

Estão praticamente concluídas as obras de beneficiação do troço da Estrada Nacional 13, entre Viana do Castelo e Caminha. A empreitada consistiu na execução de trabalhos de drenagem, pavimentação com reciclagem “in situ” da base betuminosa, fresagem da camada de desgaste existente e reciclagem em central, bem como a aplicação de uma camada de desgaste com uma mistura betuminosa de betumes modificados com borracha. Foram também construídos passeios e rotundas, colocados postes de iluminação pública em determinadas zonas, introduzidos novos semáforos, sinalização vertical e horizontal e efectuados trabalhos de integração paisagística.
É notório que com esta obra de beneficiação da EN13, foram melhoradas as condições de circulação e segurança de condutores e peões.
Está ainda a decorrer a obra de ligação a Norte de Viana do Castelo, com 1,3 km de extensão, que inclui a construção de uma rotunda, execução de novos passeios e a colocação de tapete betuminoso na via.


Zona da Areosa (Viana do Castelo)


Zona da Areosa (Viana do Castelo)


Zona da Areosa (Viana do Castelo)


Zona da Areosa (Viana do Castelo)


Zona de Carreço (Viana do Castelo)


Rotunda na Areosa (Viana do Castelo)


Rotunda de Carreço (Praia de Carreço) (Viana do Castelo)


Rotunda da Praia Norte (Viana do Castelo)

PUBLICAÇÕES MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

O Campo d’Agonia já foi assim

Estes tempos já lá vão. Mas ficaram estas fotografias para nos recordar como era o emblemático Campo d’Agonia, em Viana do Castelo, há alguns anos. Consegue encontrar as diferenças?  📸 março 2005 | @olharvianadocastelo

Dias de Todos os Santos e de Finados, os dias em que os cemitérios se enchem de pessoas para homenagear os mortos

Repetindo um ritual, a 1 de novembro, é celebrado todos os anos pela Igreja Católica o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31) Cemitério de Viana do Castelo (2018.10.31)

Hoje houve "Jornadas Populares pela Habitação" na Praça da República

Neste sábado, 31 de outubro, a Praça da República, em Viana do Castelo, recebeu as "Jornadas Populares pela Habitação", promovidas pelo ManifestAM - Movimento Cívico Apartidário do Alto Minho, em defesa do direito à habitação no Alto Minho. 📸 31 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

Veleiro HAI entra em estaleiro de Viana do Castelo

Esta sequência de imagens mostram o momento (26.10.2026) em que o veleiro HAI é retirado da água e colocado em seco no cais da MetaloRep - Construção e Reparação Naval (Doca Seca Engº Duarte Pacheco), em Viana do Castelo. Recorde-se, que o HAI, é o veleiro com bandeira alemã, que encalhou no passado dia 11 de outubro, na foz do rio Minho, em Caminha. 📸 26 outubro 2026 | @olharvianadocastelo

BALANÇUELA SEGUNDO em doca seca à espera de ser reabilitado

O velhinho rebocador “BALANÇUELA SEGUNDO” já se encontra na Doca Seca Eng° Duarte Pacheco, dos estaleiros da MetaloRep - Construção e Reparação Naval, em Viana do Castelo, onde vai receber intervenções de reabilitação.  Este centenário rebocador, doado pela empresa TINITA – Transportes e Reboques Marítimos, S.A., ao Município de Viana do Castelo, vai ser reabilitado, para ficar em condições de ser exposto no espaço público, à disposição dos vianenses e visitantes, numa perspetiva de visitação ou simplesmente contemplação. O rebocador Balançuela Segundo foi construído num estaleiro da Alemanha em 1908. Em 1969 foi adquirido pela empresa TINITA, para prestar serviço no porto de Lisboa, sendo mais tarde transferido para o porto de Viana do Castelo, onde rebocou centenas de navios durante décadas, e acabou a sua vida útil. 📸 outubro 2026 | @olharvianadocastelo