Avançar para o conteúdo principal

Dia Europeu do Mar em Viana do Castelo

A Câmara Municipal e a Fundação Gil Eannes assinalam amanhã (20 de Maio), o Dia Europeu do Mar com uma palestra sobre o mar e uma exposição sobre “O Sargaço no Litoral Vianense: Tradição e Novos Usos”. A iniciativa está integrada num evento mais abrangente da União Europeia, que celebra a data em toda a Europa para evidenciar “o papel fundamental que os Oceanos e os mares desempenham na sociedade, na vida do Planeta e nos vários sectores marítimos”.
Em Viana do Castelo, o programa tem início pelas 18h00 no navio hospital Gil Eannes com uma palestra sobre o mar onde estão previstas intervenções diversas. Depois da abertura do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Gomes da Universidade do Minho falará sobre o Litoral de Viana do Castelo como recurso educativo a explorar e Guilherme Guimarães da Intercéltica falará sobre a náutica como factor de desenvolvimento da região Norte. A sessão termina com a intervenção de Duarte Figueiredo do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade sobre o Programa Polis Litoral Norte.
Paralelamente, está patente a exposição “O Sargaço no Litoral Norte: Tradições e Novos Usos”, uma mostra temática que estará no navio até 15 de Junho.
Esta iniciativa, que tem o apoio do European Maritime Day e integra o seu programa, justifica-se pelo facto da Europa ter mais de setenta mil quilómetros de costa, porque 22 dos seus 27 países membros serem estados costeiros ou ilhas, porque mais de dois terços das fronteiriças são marítimas, porque é nelas que se deve intervir para a sustentabilidade e porque o mar é fulcral para a qualidade de vida e sempre uniu os povos europeus.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo de Outros Tempos

Ainda existia sinaleiro ao fundo da avenida dos Combatentes da Grande Guerra. 

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Adeus, 2025. Olá, 2026. 🎉🥂

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”