Avançar para o conteúdo principal

Raridades

Muitos de nós nem se apercebe no dia-a-dia pela cidade, de pormenores como os batentes, puxadores ou espelhos de fechaduras colocados nas portas, que foram muito utilizados ao longo dos séculos mas que nos últimos tempos foram caindo em desuso, substituídos por outros materiais mais modernos.
É o caso dos batentes antigos, feitos das mais variadas formas, que serviam para, batendo numa esfera metálica, anunciar as visitas, entretanto substituídos por campainhas.
Quem percorre o centro histórico de Viana do Castelo, muito dificilmente observa portas com estes objectos antigos, por que entretanto foram substituídos por outros feitos de alumínio e dourados sem qualquer beleza.
Como resultado de uma volta pelo centro da cidade de Viana do Castelo, ainda consegui encontrar as raridades que mostro em baixo.





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Dia de pescar por Carreço (Viana do Castelo). Praia de Paçô

Local muito procurado por pescadores lúdicos para usufruírem de momentos de lazer, relaxamento, convívio e contemplação. Passam horas na praia à espera que um qualquer peixe possa “picar”.

Viana do Castelo prepara-se para receber o Festival de Folclore Internacional Alto Minho

Entre os dias 13 e 19 de julho, Viana do Castelo irá receber grupos oriundos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Países Baixos e Portugal, que durante vários dias encherão as ruas e palcos de música, dança, cor e alegria. O programa do XXVIII Festival de Folclore Internacional Alto Minho, contempla grandes galas na Praça da República e no Casino Afifense, atuações em instituições de solidariedade social, desfile pelas ruas da cidade, tasquinhas e momentos de convívio. Amanhã, 10 de Julho, sexta-feira, a partir das 18h00, nos Antigos Paços do Concelho (Praça da República), terá lugar a Abertura da Exposição "Cartazes com História". As Galas da Praça da República de Viana do Castelo : 14 de Julho | Terça-feira 21h30 - Gala de Boas-Vindas 17 de Julho | Sexta-feira 21h30 - Gala do Encontro de Culturas 18 de Julho | Sábado 21h30 - Gala da Despedida 📸 9 julho | @olharvianadocastelo  Consulte o programa completo👇

VIANA | Hotel geriátrico instala-se em casa do século XVIII

Uma casa do século XVIII, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, abriu portas como hotel geriátrico de 5 estrelas, o primeiro no Alto Minho, num investimento de seis milhões de euros.  Com capacidade para acolher 45 hóspedes, o equipamento, licenciado como ERPI (Estrutura Residencial para Idosos) tem, "neste momento, uma taxa de ocupação de cerca de 40%, a maior parte de Viana do Castelo".  "Além do mercado local, onde a taxa de ocupação inicial está dentro das expectativas, pretendemos, rapidamente, alargar a nossa oferta ao mercado nacional e, sobretudo, ao mercado internacional, em especial aos países nórdicos. Através do estabelecimento de parcerias e desenvolvimento do nosso conceito enquanto produto turístico inovador e diferenciado", afirma Andreia Ferreira directora da nova unidade hoteleira.  A abertura do hotel  - HG Residences - criou "18 postos de trabalho directos e cerca de quatro indirectos", número que "será ajustado à e...

VIANA | Parque Infantil da Praia Norte pode abrir este fim de semana

O parque infantil com 2.700 metros quadrados que está a nascer na Praia Norte, integrado numa das novas praças temáticas desta zona balnear, deve abrir este fim de semana. Composto por diversos elementos destinados a crianças de diferentes idades, sobressai uma peça gigante em forma do navio Gil Eannes que irá, certamente, fazer a delícia dos mais novos. Parece que finalmente as crianças vão ter ao seu dispor, um equipamento que não será apenas de diversão, mas também de convívio com outras crianças. NOTA : Já depois da publicação deste “post”, a Câmara Municipal de Viana do Castelo comunicou que o novo parque infantil situado na Praia Norte, em Viana do Castelo, abre no próximo domingo, dia 29 de outubro.