Avançar para o conteúdo principal

Solheiro anuncia que milhões de Viana estão “intactos” para o novo membro da CIM

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto-Minho anunciou que Viana do Castelo, que esta semana passa a integrar aquele organismo, não perdeu qualquer verba dos cerca de 12 milhões de contratualizações previstas no âmbito do QREN e geridas pela CIM. Isto porque, garante Rui Solheiro, os restantes nove municípios preveniram o interesse da capital de distrito, acreditando na integração. “Tivemos o cuidado de não consumir verbas que colocassem em causa os interesses de Viana. Hoje podemos afirmar que não vai perder nenhum euro daquilo a que tinha direito porque este processo tinha de se resolvido, inevitavelmente, desta forma, com a adesão de Viana”, anunciou Solheiro, garantindo que a partir desta quinta-feira a capital passa a participar “de corpo inteiro” na CIM e com “acesso a todos os concursos”.
O presidente da CIM lembra que desde a constituição daquele organismo já foram adjudicados concursos, relativos a fundos comunitários, no valor de 31 milhões de euros, de um total de 79 milhões previstos pelo QREN para o distrito. O valor até agora adjudicado corresponde apenas aos nove municípios, mas a parte de Viana “está intacta”. “Não há qualquer problema de Viana não ter direito à sua fatia. A única coisa que se perdeu foi o tempo dos concursos, que já podiam ter sido feitos”, disse ainda Solheiro, assumindo que “rapidamente” serão abertos vários concursos para novos investimentos, já com Viana, nomeadamente em áreas de Atractividade Comercial, Ciclo Urbano da Água, Centros Escolares, entre outros. Com a salvaguarda dos interesses de Viana, nomeadamente a fatia de 12 milhões de euros, Solheiro afirma que se torna “inevitável” o abandono, por parte da capital de distrito, do processo judicial encetado pelo município ainda com Defensor Moura e para reclamar, nos tribunais, aquele valor. “É inevitável. Viana do Castelo está de corpo inteiro e não há nenhuma razão para continuar a haver tribunal, depois da adesão”, disse ainda Solheiro que sobre as afirmações de Moura de “chantagem” da CIM sobre Viana, apenas comentou: “Há declarações que têm a ver com o passado, nós estamos preocupados é com o futuro”. A partir desta quinta-feira, Viana do Castelo passa a integrar a CIM e entram em vigor os novos estatutos, cuja alteração principal se prende com a necessidade de tomar decisões por consenso dos municípios.

Fonte: Rádio Geice (2010.05.05)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...