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Venezuela: Chavez vai comprar ferry Atlântida aos ENVC

Há precisamente um ano que o ferry-boat Atlântida, encomendado pelo Governo Regional dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), está ancorado na doca da empresa e ainda com o nome “Açores” pintado no casco, um dos mais luxuosos navios construídos em Viana, já vislumbra um futuro: Deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento já encontrado entre a administração dos ENVC com o Governo de Hugo Chavez.
Luxo é algo que não falta à Atlântida, que apresenta características de luxo pouco habituais para aquele tipo de navio. É o caso de um salão especial equipado com slot-machines e condições para receber um mini-casino. Para trás fica uma construção de 49 milhões de euros que, apesar do interesse de armadores estrangeiros, ainda não saiu da doca vianense devido ás dificuldades de financiamento por parte destes. Entre outras características, conta-se ainda uma zona de restauração serlf-service e uma cozinha em inox para suportar as centenas de refeições que diariamente poderiam ser servidas pelo navio, além de um bar no exterior e um infantário de apoio. Aspectos que não convenceram o Governo Regional dos Açores, que encomendou o navio aos ENVC mas que há precisamente um ano decidiu rescindir o contrato, alegando uma diferença inferior a nó e meio na velocidade do Atlântida. Isto porque contratualmente o ferry devia atingir os 18 nós de velocidade, mas nos testes de mar acabou por não ultrapassar os 16,6. Esta diferença ficou a dever-se, em grande parte, às alterações que os estaleiros tiveram de fazer ao projecto inicial, imposto pelo contrato e proveniente de um gabinete russo, e que acabou por aumentar a tonelagem, conferindo também maior segurança.

Fonte: Rádio Geice (30.05.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Uma paisagem em despedida

Em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo ainda persistem “nódoas” na paisagem que contrastam com a envolvência.  É o caso do antigo edifício da Empresa de Pesca de Viana (ver foto), que se encontra degradado e devoluto há décadas, no largo Maestro José Pedro. Muito recentemente (julho 2025), a construtora vianense Baltor - Engenharia e Construção, apresentou um projeto que prevê uma intervenção neste edifício que vai mudar o seu aspeto decadente e degradado. O edifício, que durante muitos anos esteve ligado à indústria da pesca e da transformação do bacalhau, será o "Edifício das Pescas" que, depois de reabilitado, vai dar lugar a cerca de 55 frações habitacionais. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em contagem decrescente para o Natal

Viana do Castelo continua a engalanar-se para receber o Natal. 📸 20 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

A expectativa acabou

O emblemático café Moderno, situado na rua de Aveiro, em Viana do Castelo, e encerrado há alguns anos, não voltará a abrir, vai funcionar no seu lugar um estabelecimento comercial dedicado a outro ramo de atividade. A expectativa foi criada quando a FIGS, Arquitectos Associados Lda., em 2022, apresentou na sua página do Facebook o projeto de reabilitação do icónico Café Moderno (ver AQUI ). Mais um café de referência da cidade de Viana do Castelo que se perde. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Trânsito automóvel condicionado na ponte Eiffel a partir de segunda-feira (20)

A circulação rodoviária na ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vai estar condicionada de 20 de outubro a 19 de dezembro, no período noturno compreendido entre as 23h00 e as 6h00. O trânsito ferroviário será também condicionado, com interdição noturna das 00h00 às 05h00 O condicionamento do trânsito deve-se a uma empreitada que tem como objetivo a colocação de barreiras para proteção à catenária. A instalação da proteção definitiva vai permitir a remoção das redes provisórias e a reabertura da circulação pedonal do passeio existente do lado da via-férrea nas rampas de acesso ao tabuleiro superior rodoviário da ponte Eiffel. Apesar da obra em curso, haverá permissão ao trânsito de peões, bicicletas e motociclos. 📸 Arquivo | Olhar Viana do Castelo