Avançar para o conteúdo principal

Viana: Concelho foi o mais solidário do País na luta contra o Cancro

Cento e setenta actividades, 125 equipas, 1885 pessoas inscritas e 115 mil euros angariados para a Liga Portuguesa Contra o Cancro são os números do projecto "Um dia pela vida" em Viana do Castelo e que tornaram o concelho no líder das recolhas em todo o País, anunciou à Geice o coordenador.
Na angariação de verbas, que aconteceu em 21 concelhos do País, Viana do Castelo destronou Guimarães, que liderava desde 2009. Quanto ao projecto, que arrancou a 16 de Janeiro e chega ao fim no sábado, resultou ainda uma gigantesca "passadeira solidária", com um quilómetro de extensão e composta por 12 mil quadrados de pano, que os participantes foram oferecendo. "Uns quadrados são pintados, outros desenhados, outros bordados, outros estampados, outros simplesmente em branco. Ficou ao critério de cada participante, mas o resultado é uma obra de arte, cujo valor simbólico é extraordinário", explicou Albino Ramalho. Sublinha que as actividades realizadas em Viana do Castelo foram as mais diversas, como cantar das janeiras, saraus, noites de fado, caminhadas, regatas, jantares, torneios de futebol ou desfiles de moda. "Tivemos todas as freguesias do concelho envolvidas. A todos os participantes, pedíamos que contribuíssem com um euro. Mas muitos davam mais, e contámos ainda com uma outra série de donativos e de apoios", disse ainda. A festa de encerramento do projecto em Viana do Castelo tem lugar sábado, dia em que será exposta, no jardim público da cidade, a gigantesca passadeira solidária. A festa incluirá ainda a chamada "volta dos vencedores", que se traduzirá numa caminhada "non stop" ao redor de uma mesa de 30 metros. "A primeira volta será dada por duas pessoas que venceram o cancro, mas a ideia é que toda a gente participe, para que a volta dure pela noite fora", referiu Maria José Alpuim, outra das responsáveis pelo projecto. Para as 22:00, está marcada a "cerimónia das luminárias", uma homenagem às pessoas que morreram de cancro ou que sofrem da doença. "Um Dia Pela Vida" é um projeto da "American Cancer Society", desenvolvido em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que tem como objetivos informar, educar, apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e de actividades da Liga. Representa "a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido".

Fonte: Rádio Geice (2010.05.06)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Palavras para Quê...?

A arte de mal estacionar. Imagens reais que falam por si e sem comentários do (mal) estacionamento que muitos automobilistas praticam diariamente na cidade de Viana do Castelo. 📸 3 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Marquem na agenda: já há data para a Romaria d’Agonia 2025

Apesar de ainda não ter sido divulgado o programa daquela que é considerada a maior Romaria de Portugal, já sabemos as datas. Do dia 12 de agosto, terça-feira, a 20 de agosto, quarta-feira, todos os caminhos vão dar a Viana do Castelo. Serão 9 dias de muita tradição, devoção e alegria, que fazem desta romaria popular um marco na vida cultural do concelho.

Um ano depois, o gradeamento continua por arranjar

A 1 de fevereiro de 2024, um automóvel despistou-se e caiu da ponte Eiffel de Viana do Castelo, derrubando o gradeamento. O gradeamento continua ainda por arranjar. Solução provisória já dura há doze meses. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Romaria d’Agonia procura Mordoma para o cartaz 2025

A partir de segunda-feira 3 de fevereiro e até 17 de fevereiro, o concurso para escolher a mordoma do cartaz, que leva a maior Romaria de Portugal a todo o mundo, está aberto. Tal como em 2024, este ano, mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, podem concorrer individualmente. A mordoma do cartaz, será escolhida por um júri, entre 20 finalistas selecionadas. A Romaria d'Agonia vai decorrer este ano, durante nove dias, de 12 a 20 de agosto. Saiba as NORMAS DE PARTICIPAÇÃO clicando AQUI .