Avançar para o conteúdo principal

Viana: Concelho foi o mais solidário do País na luta contra o Cancro

Cento e setenta actividades, 125 equipas, 1885 pessoas inscritas e 115 mil euros angariados para a Liga Portuguesa Contra o Cancro são os números do projecto "Um dia pela vida" em Viana do Castelo e que tornaram o concelho no líder das recolhas em todo o País, anunciou à Geice o coordenador.
Na angariação de verbas, que aconteceu em 21 concelhos do País, Viana do Castelo destronou Guimarães, que liderava desde 2009. Quanto ao projecto, que arrancou a 16 de Janeiro e chega ao fim no sábado, resultou ainda uma gigantesca "passadeira solidária", com um quilómetro de extensão e composta por 12 mil quadrados de pano, que os participantes foram oferecendo. "Uns quadrados são pintados, outros desenhados, outros bordados, outros estampados, outros simplesmente em branco. Ficou ao critério de cada participante, mas o resultado é uma obra de arte, cujo valor simbólico é extraordinário", explicou Albino Ramalho. Sublinha que as actividades realizadas em Viana do Castelo foram as mais diversas, como cantar das janeiras, saraus, noites de fado, caminhadas, regatas, jantares, torneios de futebol ou desfiles de moda. "Tivemos todas as freguesias do concelho envolvidas. A todos os participantes, pedíamos que contribuíssem com um euro. Mas muitos davam mais, e contámos ainda com uma outra série de donativos e de apoios", disse ainda. A festa de encerramento do projecto em Viana do Castelo tem lugar sábado, dia em que será exposta, no jardim público da cidade, a gigantesca passadeira solidária. A festa incluirá ainda a chamada "volta dos vencedores", que se traduzirá numa caminhada "non stop" ao redor de uma mesa de 30 metros. "A primeira volta será dada por duas pessoas que venceram o cancro, mas a ideia é que toda a gente participe, para que a volta dure pela noite fora", referiu Maria José Alpuim, outra das responsáveis pelo projecto. Para as 22:00, está marcada a "cerimónia das luminárias", uma homenagem às pessoas que morreram de cancro ou que sofrem da doença. "Um Dia Pela Vida" é um projeto da "American Cancer Society", desenvolvido em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que tem como objetivos informar, educar, apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e de actividades da Liga. Representa "a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido".

Fonte: Rádio Geice (2010.05.06)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Estado de degradação e abandono da praia Norte

Este ano foram-lhe atribuídos os galardões "Praia com Qualidade de Ouro" pela Quercus, e “Bandeira Azul” pela Associação Bandeira Azul da Europa, mas a praia Norte, em Viana do Castelo, apresenta uma imagem de degradação e abandono. Vários candeeiros de iluminação pública que estão no passeio em direção ao “Castelo Velho”, não têm o “chapéu”,  o que quer dizer que não existe iluminação, nos dois bares de apoio à praia a degradação e a falta de manutenção são evidentes, as casas de banho/balneários de apoio à praia anexos aos dois cafés, que muito jeito davam aos peregrinos que utilizam este Caminho em direção a Santiago de Compostela e também aos frequentadores da Praia e Ecovia Litoral Norte, estão fechados, os painéis informativos encontram-se em mau estado, corrimões das escadas de acesso ao areal estão cheios de ferrugem…

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

Pela rua de Santa Clara

Esta artéria do centro histórico da cidade de Viana do Castelo deve o seu nome ao facto de por aqui ter existido uma capela de invocação a Santa Clara, que foi demolida nos princípios do século XIX.