Avançar para o conteúdo principal

Viana: Concelho foi o mais solidário do País na luta contra o Cancro

Cento e setenta actividades, 125 equipas, 1885 pessoas inscritas e 115 mil euros angariados para a Liga Portuguesa Contra o Cancro são os números do projecto "Um dia pela vida" em Viana do Castelo e que tornaram o concelho no líder das recolhas em todo o País, anunciou à Geice o coordenador.
Na angariação de verbas, que aconteceu em 21 concelhos do País, Viana do Castelo destronou Guimarães, que liderava desde 2009. Quanto ao projecto, que arrancou a 16 de Janeiro e chega ao fim no sábado, resultou ainda uma gigantesca "passadeira solidária", com um quilómetro de extensão e composta por 12 mil quadrados de pano, que os participantes foram oferecendo. "Uns quadrados são pintados, outros desenhados, outros bordados, outros estampados, outros simplesmente em branco. Ficou ao critério de cada participante, mas o resultado é uma obra de arte, cujo valor simbólico é extraordinário", explicou Albino Ramalho. Sublinha que as actividades realizadas em Viana do Castelo foram as mais diversas, como cantar das janeiras, saraus, noites de fado, caminhadas, regatas, jantares, torneios de futebol ou desfiles de moda. "Tivemos todas as freguesias do concelho envolvidas. A todos os participantes, pedíamos que contribuíssem com um euro. Mas muitos davam mais, e contámos ainda com uma outra série de donativos e de apoios", disse ainda. A festa de encerramento do projecto em Viana do Castelo tem lugar sábado, dia em que será exposta, no jardim público da cidade, a gigantesca passadeira solidária. A festa incluirá ainda a chamada "volta dos vencedores", que se traduzirá numa caminhada "non stop" ao redor de uma mesa de 30 metros. "A primeira volta será dada por duas pessoas que venceram o cancro, mas a ideia é que toda a gente participe, para que a volta dure pela noite fora", referiu Maria José Alpuim, outra das responsáveis pelo projecto. Para as 22:00, está marcada a "cerimónia das luminárias", uma homenagem às pessoas que morreram de cancro ou que sofrem da doença. "Um Dia Pela Vida" é um projeto da "American Cancer Society", desenvolvido em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que tem como objetivos informar, educar, apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e de actividades da Liga. Representa "a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido".

Fonte: Rádio Geice (2010.05.06)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Carnaval 2025 em Viana do Castelo

De 24 fevereiro a 4 março de 2025, Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval com diversas iniciativas inseridas no evento VIANA EM FOLIA : ANIMAÇÃO DE RUA, MÚSICA, DANÇA, TEATRO, BAILE, DJ'S, DECORAÇÃO ALUSIVA E COMBOIO INFANTIL.

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .