Avançar para o conteúdo principal

Viana: Concelho foi o mais solidário do País na luta contra o Cancro

Cento e setenta actividades, 125 equipas, 1885 pessoas inscritas e 115 mil euros angariados para a Liga Portuguesa Contra o Cancro são os números do projecto "Um dia pela vida" em Viana do Castelo e que tornaram o concelho no líder das recolhas em todo o País, anunciou à Geice o coordenador.
Na angariação de verbas, que aconteceu em 21 concelhos do País, Viana do Castelo destronou Guimarães, que liderava desde 2009. Quanto ao projecto, que arrancou a 16 de Janeiro e chega ao fim no sábado, resultou ainda uma gigantesca "passadeira solidária", com um quilómetro de extensão e composta por 12 mil quadrados de pano, que os participantes foram oferecendo. "Uns quadrados são pintados, outros desenhados, outros bordados, outros estampados, outros simplesmente em branco. Ficou ao critério de cada participante, mas o resultado é uma obra de arte, cujo valor simbólico é extraordinário", explicou Albino Ramalho. Sublinha que as actividades realizadas em Viana do Castelo foram as mais diversas, como cantar das janeiras, saraus, noites de fado, caminhadas, regatas, jantares, torneios de futebol ou desfiles de moda. "Tivemos todas as freguesias do concelho envolvidas. A todos os participantes, pedíamos que contribuíssem com um euro. Mas muitos davam mais, e contámos ainda com uma outra série de donativos e de apoios", disse ainda. A festa de encerramento do projecto em Viana do Castelo tem lugar sábado, dia em que será exposta, no jardim público da cidade, a gigantesca passadeira solidária. A festa incluirá ainda a chamada "volta dos vencedores", que se traduzirá numa caminhada "non stop" ao redor de uma mesa de 30 metros. "A primeira volta será dada por duas pessoas que venceram o cancro, mas a ideia é que toda a gente participe, para que a volta dure pela noite fora", referiu Maria José Alpuim, outra das responsáveis pelo projecto. Para as 22:00, está marcada a "cerimónia das luminárias", uma homenagem às pessoas que morreram de cancro ou que sofrem da doença. "Um Dia Pela Vida" é um projeto da "American Cancer Society", desenvolvido em Portugal pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que tem como objetivos informar, educar, apoiar as comunidades locais e angariar fundos para os programas de prevenção e de actividades da Liga. Representa "a esperança de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e que um dia o cancro será vencido".

Fonte: Rádio Geice (2010.05.06)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Música e teatro vão voltar a dar vida a secular coreto de Viana

O coreto do jardim D. Fernando (Viana do Castelo) vai ganhar uma nova vida porque a União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, em parceria com a associação Oficina com Pinta, vão lá levar a cabo a iniciativa “À Sexta no Coreto”. Este espaço emblemático da cidade, na última sexta-feira de cada mês, das 18h00 às 20h00 vai receber uma programação regular que integra atuações musicais e representações de teatro amador, promovidas por grupos e artistas locais. O coreto do jardim D. Fernando, que durante muitas décadas foi um local de atração popular, juntando à sua volta muitas pessoas para ouvir a atuação de bandas filarmónicas, tem estado nos últimos anos quase silencioso. Merece uma utilização mais frequente, não só como palco musical, mas também com outras funções culturais, para voltar a ter vida e devolver a este espaço o seu papel como centro de cultura e convívio social. Este coreto metálico do século 19, inicialmente construído no jardim pú...

Seja qual for a perspetiva, fica sempre bem!

A sua posição privilegiada, no alto do monte de Santa Luzia, faz com que a Basílica do Sagrado Coração de Jesus seja visível de vários pontos da cidade de Viana do Castelo, podendo ser fotografada de diferentes ângulos que destacam a sua imponência. 📸 Basílica do Sagrado Coração de Jesus captada a partir da praia Norte, Viana do Castelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Escavação arqueológica está a destapar construções antigas

Continuam as escavações arqueológicas no terreno onde está a ser construído o novo mercado municipal de Viana do Castelo. Nas fotografias captadas no dia 30 de abril de 2026 (ver galeria em baixo) é possível ver os vestígios já destapados, que poderão pertencer ao antigo mosteiro de S. Bento (século XVI) e ao primitivo mercado municipal da cidade (1892-1965). 📸 30 abril 2026 | @olharvianadocastelo