Avançar para o conteúdo principal

XVI Jornadas "Construir alternativas para a Inclusão Social"

XVI Jornadas 'Construir alternativas para a Inclusão Social'
(27 e 28.05.2010, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo)
Com o intuito de promover a reflexão em torno de diversas problemáticas, todos os anos o Gabinete Social de Atendimento à Família (GAF) organiza conferências e workshops dirigidos a profissionais de diversas áreas. Neste sentido, este ano, a equipa da Comunidade de Inserção do GAF organiza as XVI Jornadas a decorrer nos dias 27 e 28 de Maio, com o tema «Construir alternativas para a Inclusão Social».
Com este evento pretende-se aprofundar o debate sobre a problemática da pobreza e da exclusão social, tendo em conta as linhas orientadoras do Ano Europeu para o Combate à Pobreza e Exclusão Social, decidido pelo Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia.

Saiba tudo sobre as Jornadas aqui.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”