Avançar para o conteúdo principal

Campanha do IPVC ''Energia, usa só a tua!''

O IPVC - Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com o apoio de outras entidades, vai levar a efeito uma campanha no sentido de incentivar os mais jovens para o hábito de uma vida saudável. A campanha terá o slogan de “Energia, usa só a tua!” e prevê a distribuição de pára-ventos - que metaforicamente transmitem a ideia de protecção – e acções de sensibilização por parte do IDT com jogos educativos.
A campanha inicia-se no próximo dia 19 de Junho - prolongando-se por três fins-de-semana - e irá percorrer as praias de mar de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Esposende, Cabedelo, Praia Norte, Carreço, Afife e Moledo e, ainda, as praias fluviais de Arcos de Valdevez, Prado e Argaçosa-Meadela.

Calendarização da campanha:
19 de Junho
10h - Praia Norte (Viana do Castelo)
16h - Carreço (Viana do Castelo)
20 de Junho
10h – Afife (Viana do Castelo)
16h – Moledo (Caminha)
26 de Junho
10h – Matosinhos
16h – Póvoa de Varzim
27 de Junho
10h – Esposende
16h – Cabedelo (Viana do Castelo)
03 de Julho
10 h – Praia Fluvial Arcos de Valdevez
16h – Praia Fluvial de Prado (Braga)
04 de Julho
10h – Praia Fluvial da Argaçosa, Meadela (Viana do Castelo)
(Calendarização sujeita a novas actualizações).

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Viana do Castelo de Outros Tempos

Assim era a cidade em modo postal ilustrado.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Pela praia do Cabedelo…

Num simples passeio matinal pela praia do Cabedelo, em Darque, Viana do Castelo, cruzei-me, além de imensas gaivotas (o que é normal), com maçaricos-galegos e borrelhos-de-coleira-interrompida (que nidificam por ali). O borrelho-de-coleira-interrompida é uma ave de pequenas dimensões, cuja coloração é acastanhada por cima e branca por baixo, apresentando uma coleira incompleta. O seu ninho é uma pequena cova, nas dunas ou em pleno areal, e a cor dos ovos confunde-se com a cor da areia. Neste momento, estamos em plena época de nidificação do borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus). A estrutura que se vê na fotografia está a proteger um ninho: permite aos progenitores aceder ao seu Interior e evita a destruição dos ovos (por pisoteio, predadores ou limpezas mecânicas). 📸 13 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo