Avançar para o conteúdo principal

Noite dos Santos Populares em Viana do Castelo

A APHORT – Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo promovem, na próxima sexta-feira, uma “Noite de Santos Populares”. A iniciativa, que junta restaurantes de todos os pontos do concelho, tem como objectivo dinamizar e promover a restauração local, pelo que os restaurantes irão colocar assadores para uma noite de sardinha assada por todo o concelho.
Ao todo, são quarenta restaurantes divididos pela cidade mas também pelas freguesias, nomeadamente Amorosa-Chafé, Areosa, Cardielos, Castelo de Neiva, Darque, Santa Marta de Portuzelo e Vila Nova de Anha. Para animar a noite quente dos santos populares em Viana do Castelo, serão colocados assadores com sardinha junto aos restaurantes.
A organização espera a adesão dos vianenses para esta primeira iniciativa que comemora também os Santos Populares: Sto. António, S. João e S. Pedro, numa noite com caldo verde, sardinha assada e muita animação.

(Clique na imagem e saiba quais os Restaurantes aderentes a esta iniciativa)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A viajar no Tempo

Tempo do cortejo etnográfico da Romaria d’Agonia, no ano de 1958(?).

Coisa rara nos últimos anos

Navio cimenteiro ROAZ na tarde desta segunda-feira em manobras de atracação na antiga doca comercial do porto de Viana do Castelo. Nos últimos anos tem sido habitual entrarem e atracarem nesta doca somente embarcações de pequena dimensão, sendo a entrada hoje do navio ROAZ um acontecimento que não se via há muito.

O crochet está de volta às ruas de Vila Nova de Cerveira

A 6ª edição do “O Crochet sai à Rua… em Cerveira” volta a espalhar pelo centro histórico desta vila minhota a arte do crochet, recriando o património mais emblemático de cada freguesia, algumas tradições e ainda muitos outros apontamentos criativos em crochet. Para ver até ao final de setembro de 2023.

Festival VIANA BATE FORTE já começou

A 6ª edição do “VIANA BATE FORTE” arrancou esta sexta-feira no centro histórico da cidade de Viana do Castelo contando com três palcos instalados na Praça da Liberdade, Praça da República e Praça da Erva (ver fotos). O festival continua amanhã com mais oito concertos.