Avançar para o conteúdo principal

Polis/10 anos: Moradores do Coutinho vivem ''numa angústia diária''

Este mês assinala-se uma década sobre o lançamento do programa de requalificação urbana, o Polis. E se Viana do Castelo foi a primeira cidade a receber este programa, corre também o risco de ser a última a acabá-lo. Tudo por causa da polémica demolição do prédio Coutinho, que continua à espera das decisões judiciais dos processos interpostos pelos moradores. Os resistentes continuam a acreditar que a justiça lhes vai dar razão, mas Abílio Teixeira, da Comissão de Moradores, recorda que viveram estes últimos dez anos na angústia da indefinição do dia de amanhã.
O caso do prédio Coutinho promete prolongar-se por muito mais tempo nos tribunais, isto dez anos depois de ter sido anunciado que este prédio de 13 andares seria demolido ao abrigo do Programa Polis. No lugar do prédio, está prevista a construção do novo Mercado Municipal. O Polis previa ainda a demolição das cerca de duas dezenas de casas térreas situadas no Campo d'Agonia, mas entretanto essa intervenção também ficou em banho-maria, por falta de financiamento. No Largo de Santa Catarina, duas habitações resistem, há quatro anos, à ameaça de demolição, porque a VianaPolis e os proprietários não se entendem quanto às condições de realojamento. Outra pedra no sapato do Polis de Viana do Castelo são os 26 lotes de terreno no Parque da Cidade, com os quais o programa previa angariar perto de 20 milhões de euros mas que ainda não conseguiu vender.

Fonte: Rádio Geice (21.06.2010)


Prédio Coutinho


Casas térreas no Campo D'Agonia


Habitações no Largo Santa Catarina


Lotes de terreno no Parque da Cidade

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Edifício dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda com a denominação Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.R.L. (denominação que se manteve até 1976, altura em que passou a E.P. - empresa pública), e na atualidade.