Avançar para o conteúdo principal

Refer despeja Associação de Dadores de Sangue 15 dias após aceitar cedência

O aviso chegou duas semanas após receberem aceitação de que podiam utilizar o edifício durante mais dois anos.
A Associação dos Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo acaba de receber um aviso: Tem agora menos de dez dias para comunicar à Refer a data de saída das actuais instalações. Tudo porque a associação esteve durante os últimos anos instalada numa casa no antigo Bairro Ferroviário, cedida a título gracioso pela Refer. O mesmo espaço que a empresa pública quer agora transformar num moderno empreendimento habitacional.
Segundo a carta, a Refer estabelece ainda o final de Julho como a data limite para a mudança, o que deixou "sem palavras" a direcção da associação, tanto mas que apenas 15 dias antes a mesma empresa pública tinha enviado outra carta: "Dizia que poderíamos usufruir da sede durante mais dois anos, prazo que poderia ser prorrogável até 10 anos. Pouco dias depois enviavam outra carta a dizer que em dez dias temos que dizer quando saímos", apontou Alberto Sárrea, vice-presidente da associação. Ou seja, desabafou, "neste momento não temos para onde ir".
A Associação dos Dadores de Sangue do Distrito de Viana do Castelo já apelou à autarquia para que lhes seja "facultado um espaço, mesmo que por um período de tempo limitado até conseguirem arranjar outra solução".
Esta Associação foi criada em 27 de Maio de 2000, e tem por fins, "a dádiva desinteressada do sangue a toda a comunidade sem qualquer distinção, procurar prestar assistência a doentes em situação de emergência e ainda a dignificação do dador".
Quanto ao bairro em causa já registou várias polémicas. Em 2008, a Refer tentou expulsar uma família de 'okupas' de uma das casas, onde se encontrava há sete anos, clandestinamente. Uma das 12 casas daquele antigo bairro dos trabalhadores ferroviários.
A esta família, casal e dois filhos menores, também foi dado um prazo para a saída, mas depois da intervenção da Segurança Social foi encontrada uma solução alternativa de alojamento.
Em pleno centro da cidade, o bairro era habitado por trabalhadores da CP mas há mais de 20 anos que está devoluto, o que levou a Refer a promover a selagem, para travar o antro de marginalidade que acolhia.
Em 2006, o caso deste bairro foi levado à Assembleia Municipal de Viana do Castelo pela bancada socialista, que fez aprovar uma moção apelando à Refer para acabar rapidamente com aquele "foco de insalubridade" na cidade. Na moção, sublinhava-se que o bairro ocupa um terreno de 5000 metros quadrados e está situado "numa das melhores zonas da cidade". Agora, segundo a Refer, está prevista uma nova urbanização para aquele local.

Fonte: Diário de Notícias online (07.06.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Antigo Picadeiro está a ganhar nova vida em Viana

Antigo Picadeiro do Exército vai dar lugar a um Centro de Apoio para pessoas sem-abrigo. As obras já arrancaram no espaço que em tempos abrigou um Picadeiro do Exército (Artilharia 5) e um Pavilhão Desportivo (Batalhão Caçadores 9). O novo Centro fica situado junto aos Estaleiros Navais da WestSea, na freguesia de Monserrate, Viana do Castelo. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

O "tira e põe" das floreiras na rua Gago Coutinho

O estacionamento abusivo na rua Gago Coutinho, nomeadamente em cima dos passeios, levou a Câmara de Viana do Castelo a avançar, em  agosto de 2023, com a colocação de floreiras para travar comportamentos ilegais. De facto, após a colocação das floreiras pelo município, e durante muito tempo, esta medida melhorou bastante a situação. De há algum tempo a esta parte, tem-se registado com muita frequência o deslocar das floreiras para beneficiar o estacionamento indevido de viaturas.  Perante a falta de respeito e bom senso dos automobilistas, pede-se mais fiscalização por parte das autoridades competentes. 📸 setembro 2026 | @olharvianadocastelo

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

“Fábrica de Louça da Meadela” a fazer história desde 1947

A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em1855.  Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objectivo de retomar a tradição da cerâmica artística vianense.  Produzida em porcelana, distingue-se por ser totalmente pintada à mão e cozida a uma temperatura de 1400º, que lhe dá uma resistência que outras não possuem.  Tendo nos últimos anos adoptado a denominação de “Louça Regional de Viana”, produz peças não só decorativas mas também utilitárias e funcionais que podem ser utlizadas no dia a dia.  A louça regional utilitária e decorativa que esta fábrica produz baseia-se em três motivos distintos: motivos religiosos, florais e brasões de famílias antigas que tiveram a sua história na cidade de Viana. Produz igualmente reproduções ...

Torneio Internacional de Basquetebol começa hoje, em Viana do Castelo!

O Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, será palco do IV Torneio Internacional de Basquetebol Cidade de Viana do Castelo, que se realiza este sábado (5) e domingo (6). A competição junta três das melhores equipas seniores portuguesas da modalidade: Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto e ainda os espanhóis Oviedo Baloncesto, prometendo um espetáculo desportivo de alto nível para os adeptos da modalidade. O torneio, de entrada livre, é organizado pelo Clube de Basquete de Viana. Segue-se o calendário completo dos encontros: 5 SETEMBRO, sábado   17h00 - FC Porto x Sporting CP 21h00 - SL Benfica x Oviedo 6 SETEMBRO, domingo   15h00 - Vencido jogo 1 x Vencido jogo 2 18h00 - Final  📸 Arquivo | @olharvianadocastelo