Avançar para o conteúdo principal

Casa de João Velho

João Velho deve ter nascido pelos anos vinte do século XV.
Em 1456 foi Juiz de Viana. Nesse mesmo ano foi Provedor da Confraria dos Mareantes. Foi escudeiro do Duque de Bragança e embarcou, em 1471, na grande armada para a conquista de Arzila. Foi diversas vezes procurador, por Viana, às cortes e, em 1497, foi mesmo representante de toda a província e Comarca de Entre Douro e Minho a essas magnas reuniões nacionais.
Morreu pouco antes de 1506 e ficou sepultado na Capela do Senhor dos Mareantes.

Extractos retirados do livro "Viana do Castelo 75 Décadas de História, 75 Figuras Notáveis" edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A Casa dos Arcos ou de João Velho, implantada no largo da igreja matriz de Viana, é um dos poucos exemplares de arquitectura civil gótica do género que subsiste em Portugal. Foi edificada numa época de grande desenvolvimento económico e social da vila de Viana, devido à importância do seu porto na empresa da expansão ultramarina. A tradição popular afirma que nesta casa terá vivido João Velho o Velho , conhecido navegador e notável da vila, e que aí se hospedou D. Manuel na sua peregrinação a Santiago de Compostela em 1502. No entanto, sabe-se que na realidade João Velho vivia junto à Porta do Postigo, alguns arruamentos abaixo, junto ao rio. Possivelmente esta seria a habitação de seu filho, que tinha o mesmo nome.
É de salientar que a Casa dos Arcos integrava um conjunto de casas existentes no largo da matriz, todas com a mesma estrutura arquitectónica, em que o andar nobre assenta sobre alpendre aberto por arcos. Esta tipologia manifesta evidentes semelhanças com exemplares de arquitectura civil galega da mesma época.





MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Eleições Autárquicas 2025: Assim se votou em Viana do Castelo

Resultados finais oficiais das eleições autárquicas em 2025 e 2021 para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia, no concelho de Viana do Castelo.

Em Viana já se montam as iluminações de Natal

Na cidade de Viana do Castelo já teve início a montagem das luzes de Natal, que começam a brilhar no dia 8 de novembro, e vão permanecer até ao dia 12 de janeiro de 2026. As ornamentações/iluminações deste ano vão decorar cerca de 36 locais, entre ruas, praças, avenidas, largos, igrejas e entradas na cidade. Vão ser investidos cerca de 200.000€. A iluminação de Natal de 2024 foi inaugurada em 9 de novembro. 📸 14 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Edifício dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo ainda com a denominação Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.R.L. (denominação que se manteve até 1976, altura em que passou a E.P. - empresa pública), e na atualidade.

Viana e o seu campo de Girassóis!

Já começaram a abrir alguns girassóis no campo situado na Veiga da Areosa, Viana do Castelo. Fica nas seguintes coordenadas: 41.706677,-8.852542. Pode ser visto a qualquer hora. Não se paga para ver. O campo de girassóis é propriedade da Quinta da Pegadinha que os utiliza para alimentar os seus animais. 📸 16 agosto 2025 | Olhar Viana do Castelo

Pormenores…

No modesto BAR BORRAS, que durante o verão funcionou na praia do Lumiar, em Carreço, Viana do Castelo, as paredes exteriores encontram-se “forradas” com dezenas de mensagens escritas pelos clientes de diversas nacionalidades, uma forma de marcarem a sua passagem/presença e contribuirem para a decoração do estabelecimento. 📸 outubro 2025 | Olhar Viana do Castelo