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Como é possível?

Após o encerramento durante 21 meses e depois de terem sido gastos perto de 14 milhões de euros, eis que a Ponte Eiffel em Viana do Castelo, teve que ser novamente encerrada (a 2ª vez num período de 3 anos) no passado dia 21 de Junho e durante uma semana, para a fresagem e colocação de novo piso na ponte, intervenção necessária para corrigir defeitos da obra anteriormente executada.
Acontece que, ao contrário do que estava anunciado (revestimento integral do piso, que se apresentava descascado), a intervenção resumiu-se a “remendar” o piso em alguns pontos.
Qualquer leigo na matéria, ao passar no local, facilmente constatará que não estão garantidas as condições de eficácia desta nova intervenção.
Há já “remendos” que apresentam fendas e há várias áreas que não foram alvo de reparação que ostentam o piso descascado com a chapa à mostra.
Não se compreende como é possível em tão pouco tempo o tabuleiro rodoviário se encontrar no estado lastimoso que todos podemos verificar.
Será que neste País, ninguém é responsabilizado por andar a brincar com os dinheiros dos contribuintes e pelos imensos transtornos que causam a todos os utentes que têm necessidade de utilizar esta Ponte diariamente?
As fotos em baixo, foram tiradas ontem, dia 16.07.2010.




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Um ano depois, o gradeamento continua por arranjar

A 1 de fevereiro de 2024, um automóvel despistou-se e caiu da ponte Eiffel de Viana do Castelo, derrubando o gradeamento. O gradeamento continua ainda por arranjar. Solução provisória já dura há doze meses. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Caos de cabos de energia e comunicações

Ao caminhar pelas ruas da cidade de Viana do Castelo, não é difícil encontrar fachadas de edifícios com uma imensidão de cabos elétricos e de telecomunicações colocados de forma desordenada e pendurados entre prédios. Não haverá maneira de pressionar as operadoras a arranjarem melhores soluções quando instalam os cabos? Não deveriam ser obrigadas a retirar os cabos “mortos”, e transferir para o subsolo os que ainda estão ativos, preservando fachadas e a imagem da cidade? É preciso limpar estas manchas da paisagem e valorizar o património. 📸 fev 2025 | Olhar Viana do Castelo

Os Parques de Estacionamento Grátis, mais Baratos e mais Caros de Viana

Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA:  O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.