Avançar para o conteúdo principal

Ex-voto a Nossa Senhora da Agonia

Desde tempos muito remotos que a fé e devoção a Nossa Senhora da Agonia estão especialmente ligadas à comunidade piscatória. A comprová-lo estão a quantidade de ex-votos a relatar milagres relacionados com o mar, com tempestades e náufragos, que se encontram numa dependência (não acessível ao público) anexa à Igreja da Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.
A comovente manifestação de fé e reconhecimento a quem sempre soube corresponder aos apelos feitos em horas de aflição, por parte dos pescadores à sua Padroeira, é bem mais visível na Romaria de Nossa Senhora da Agonia, com a grande quantidade de barcos que sempre acompanham o andor de Nossa Senhora da Agonia na sua ida ao mar e ao rio e na procissão que se segue pelas ruas da Ribeira.
Mostro, de seguida, alguns ex-votos em agradecimento de vidas salvas, que se encontram na posse da Confraria de Nossa Senhora da Agonia.

"Oferece à Virgem Senhora d'Agonia o mestre do hiate "Pimpão" Francisco Gonçalves Cachina, por ter salvo de uma grande tempestade no dia 4 de Janeiro de 1913. Pede encarecidamente para que este quadro nunca seja retirado d'este Santuário"

"Milagre que fez Nossa Srª D'Agonia ó mestre do hiate Pimpão 1º Francisco Gonçalves Cachina e a sua tripolação lutando com uma grande tempestade no dia 18 de Março de 1910"

"Milagre que fez Nª Sª D'Agonia à tripulação do hiate "Santa Luzia" livrando-a de um forte temporal com que já tinha luctado desde o dia 12 a 17 de Dezembro de 1903 na... oeste. Costa Hespanha do sul, indo sem panno arribar a Cadiz"

Ex-voto da Escuna Rainha Consteticional (1838)

"Milagre que fez N. Sª D'Agonia, a Jose do Val, mestre do hiate Jose do Aravio estando o hiate perdido em cima d'huma pedra nos baixo de Inglaterra e apegando-se com N. Sª ficou logo livre de perigo no ano de 1777."

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

“Viana Amor & Folia” junta Carnaval e Dia dos Namorados em Viana

Viana do Castelo vai celebrar o Carnaval e Dia dos Namorados de 13 a 17 de fevereiro, com o evento “Viana Amor & Folia”. Conheça a programação completa 👇

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Esta capela do século XVII celebra Nossa Senhora das Candeias com três dias de festa

Construída no ano de 1621, a Capela da Nossa Senhora das Candeias, situada no largo Maestro José Pedro, em Viana do Castelo vai estar em festa nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro. As celebrações incluem procissão de velas, arraial, leilão de oferendas e missa cantada. PROGRAMA Dia 31 de janeiro (SÁBADO) 21h00 - Procissão de Velas (Sairá da Igreja de São Domingos, para a Capela de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, percorrendo o seguinte itinerário: Rua Góis Pinto, Rua Monsenhor Daniel Machado, Rua dos Poveiros, Rua do Loureiro, Largo Amadeu Costa e Largo Maestro José Pedro). Dia 1 de fevereiro (DOMINGO) 15h00 - Arraial, Leilão de Oferendas e Sessão Musical, pelos elementos da ZÉ PEDRO Associação Musical. Dia 2 de fevereiro (SEGUNDA-FEIRA) 11h00 - Benção das Velas seguida de Missa Cantada em honra de Nossa Senhora das Candeias.