Avançar para o conteúdo principal

Ex-voto a Nossa Senhora da Agonia

Desde tempos muito remotos que a fé e devoção a Nossa Senhora da Agonia estão especialmente ligadas à comunidade piscatória. A comprová-lo estão a quantidade de ex-votos a relatar milagres relacionados com o mar, com tempestades e náufragos, que se encontram numa dependência (não acessível ao público) anexa à Igreja da Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.
A comovente manifestação de fé e reconhecimento a quem sempre soube corresponder aos apelos feitos em horas de aflição, por parte dos pescadores à sua Padroeira, é bem mais visível na Romaria de Nossa Senhora da Agonia, com a grande quantidade de barcos que sempre acompanham o andor de Nossa Senhora da Agonia na sua ida ao mar e ao rio e na procissão que se segue pelas ruas da Ribeira.
Mostro, de seguida, alguns ex-votos em agradecimento de vidas salvas, que se encontram na posse da Confraria de Nossa Senhora da Agonia.

"Oferece à Virgem Senhora d'Agonia o mestre do hiate "Pimpão" Francisco Gonçalves Cachina, por ter salvo de uma grande tempestade no dia 4 de Janeiro de 1913. Pede encarecidamente para que este quadro nunca seja retirado d'este Santuário"

"Milagre que fez Nossa Srª D'Agonia ó mestre do hiate Pimpão 1º Francisco Gonçalves Cachina e a sua tripolação lutando com uma grande tempestade no dia 18 de Março de 1910"

"Milagre que fez Nª Sª D'Agonia à tripulação do hiate "Santa Luzia" livrando-a de um forte temporal com que já tinha luctado desde o dia 12 a 17 de Dezembro de 1903 na... oeste. Costa Hespanha do sul, indo sem panno arribar a Cadiz"

Ex-voto da Escuna Rainha Consteticional (1838)

"Milagre que fez N. Sª D'Agonia, a Jose do Val, mestre do hiate Jose do Aravio estando o hiate perdido em cima d'huma pedra nos baixo de Inglaterra e apegando-se com N. Sª ficou logo livre de perigo no ano de 1777."

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”