Avançar para o conteúdo principal

Fábrica da Enercon está suspensa

Viana do Castelo
Dois anos depois de José Sócrates ter lançado a primeira pedra da fábrica de pás de rotor, nada mais avançou.
A administração da Enercon em Viana do Castelo garante que a fábrica prevista para o concelho vai avançar, embora ainda não tenha prazos. A crise internacional é a justificação apresentada, apesar de o grupo alemão já possuir os terrenos e acessos ao futuro local. Isto numa altura em que já operam cinco fábricas do grupo em Viana do Castelo. O administrador garante que a sexta fábrica não caiu por terra. "Não, nada disso. Já adquirimos os terrenos e fizemos outros investimentos em terraplanagens. É só um compasso de espera para adequar essa continuidade", afirmou Francisco Laranjeira. Acrescenta que a multinacional alemã já investiu nesta nova fábrica, que será voltada para a exportação, na realização do projecto e na criação de condições para a sua construção, pelo que vai mesmo realizar-se. Só não sabe quando. "Ainda não estão reunidas todas as condições para avançar para as obras. Mas há que sublinhar que todo o investimento inicialmente previsto está cumprido há dois anos. Este é voluntário, por parte da Enercon", sublinhou o administrador
Na altura do lançamento da primeira pedra, foi anunciado que a fábrica, um investimento de 55 milhões de euros, entraria em funcionamento em finais de 2009, criando 500 postos de trabalho. Em Outubro de 2009 a Enercon justificou o não avanço da obra com a demora no licenciamento e com a necessidade de construção de um novo acesso que permita a circulação de veículos de grandes dimensões. Um ano depois, o licenciamento industrial já está aprovado e o acesso, que liga à A27, também já está concluído, tendo significado um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Enercon tem em Viana do Castelo um cluster eólico integral que inclui uma outra fábrica de pás de rotor.

Fonte: Diário de Notícias (26.07.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

“Marginal - Festa no Jardim” arranca a 14 de julho com experiências para toda a família

De 14 a 24 de julho, vai realizar-se no Jardim Público e no Jardim da Marina um evento cheio de experiências diurnas e noturnas para toda a família. Concertos, dança, jogos, showcookings, ateliers, conversas… vão animar a marginal de Viana do Castelo durante 11 dias. Clique na imagem e conheça a programação completa.

Ecrã gigante para ver o Europeu

De 10 de junho a 10 de julho, o Jardim da Marina, em Viana do Castelo, passa a chamar-se “Praça do Euro”, já que é ali que os vianenses vão poder ver em direto, ao ar livre, e gratuitamente, todos os jogos do Euro 2016 a disputar em França.  Se não pode ir a França e gosta de ver futebol rodeado de muitos adeptos, o ecrã gigante que vai estar instalado no Jardim da Marina é a melhor forma de seguir as emoções do campeonato.  O primeiro jogo de Portugal no Euro será contra a seleção da Islândia no próximo dia 14 de junho, às 20H00.  CONFIRA O CALENDÁRIO DOS JOGOS DE PORTUGAL (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 14 de junho (20H00): PORTUGAL - ISLÂNDIA  18 de junho (20H00): PORTUGAL - ÁUSTRIA  22 de junho (17H00): PORTUGAL - HUNGRIA  CONFIRA O CALENDÁRIO COMPLETO DOS JOGOS (Fase de Grupos)  (hora de Portugal continental)
 Sexta-feira, 10 de Junho, 20h00: França - Roménia – Grupo A Sábado, 11 de Junho, 14h00: Albânia - Suíça – Grupo A Sábado, 11 de Junho,