O Monumento ao 25 de Abril, erguido na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, foi inaugurado na noite de 24 para 25 de Abril de 1999, altura do 25º aniversário da “Revolução dos Cravos”.
É da autoria do escultor José Rodrigues, mede 16 metros de altura e 7,5 de largura. Feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão.
Inicialmente, do alto do monumento pendia uma corrente em aço que estava cortada na base. Mais tarde, por volta de 2006, como aquela zona é muito ventosa e a corrente oscilava cerca de dois metros para cada lado, por uma questão de segurança houve a necessidade de a cortar, ficando apenas duas argolas e meia penduradas no topo do monumento, enquanto que as restantes “repousam” no chão.
Na base do monumento pode ler-se o seguinte texto: “Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo aos Cidadãos que sofreram e morreram vítimas da injustiça e da opressão e louvor à nobre geração de Abril que, há 25 anos quebrou as correntes e abriu as portas da Liberdade”.
A 31 de agosto de 2020, Viana do Castelo e os vianenses diziam adeus à icónica Pastelaria Caravela, localizada em plena Praça da República. Quase quatro anos depois do encerramento deste famoso estabelecimento que durante décadas marcou a vivência de várias gerações de vianenses, outro reabriu no mesmo espaço. Às 08h00 desta sexta-feira, 5 de julho, abriram-se novamente as portas a uma nova pastelaria, a RIVIERA VIANA, que se espera venha dar “vida” à principal Praça da cidade.