Avançar para o conteúdo principal

Monumento ao 25 de Abril

O Monumento ao 25 de Abril, erguido na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, foi inaugurado na noite de 24 para 25 de Abril de 1999, altura do 25º aniversário da “Revolução dos Cravos”. É da autoria do escultor José Rodrigues, mede 16 metros de altura e 7,5 de largura. Feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão. Inicialmente, do alto do monumento pendia uma corrente em aço que estava cortada na base. Mais tarde, por volta de 2006, como aquela zona é muito ventosa e a corrente oscilava cerca de dois metros para cada lado, por uma questão de segurança houve a necessidade de a cortar, ficando apenas duas argolas e meia penduradas no topo do monumento, enquanto que as restantes “repousam” no chão. Na base do monumento pode ler-se o seguinte texto: “Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo aos Cidadãos que sofreram e morreram vítimas da injustiça e da opressão e louvor à nobre geração de Abril que, há 25 anos quebrou as correntes e abriu as portas da Liberdade”.



MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Que se passa com a piscina de marés da Praia Norte?

Há duas piscinas na Praia Norte, em Viana do Castelo, cujas águas se renovam com as respectivas marés. Na preia-mar a piscina enche, na baixa-mar, a piscina conserva a água no seu interior. Construídas no meio das rochas nos anos 90 do século passado, uma é vocacionada essencialmente para crianças e a outra para adultos. Ambas estiveram vários anos inoperacionais (não retinham as águas aquando da baixa-mar) sendo que, a vocacionada para os mais pequenos foi intervencionada em junho de 2023 e está operacional desde então. A de adultos foi há poucos meses recuperada mas, presentemente, na baixa-mar, a piscina conserva pouca água no seu interior. 📸 28 maio 2026 | Olhar Viana do Castelo

Convite a sentar…

Este Banco Gigante desafia a proporção e desperta a curiosidade. Localizado na praça do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo, parece ter sido feito para gigantes. Desperta sorrisos e é um convite para sentar, desfrutar do ambiente ao seu redor, e posar para a fotografia, para mais tarde recordar. Uma experiência divertida para miúdos e graúdos. 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Viana já começou a celebrar o Dia Mundial da Criança

O centro histórico de Viana do Castelo transforma-se de 30 de maio a 1 de junho, no “O Bairro da Criança” e enche-se de alegria, jogos e diversão para os mais pequenos! Ao longo dos três dias, das 10h00 às 19h00, “O Bairro da Criança” vai trazer muitas atividades, brincadeiras e diversão a vários espaços da cidade, entre os quais: > Jardim da Marina > Biblioteca Municipal > Rua Mateus Barbosa > Praça do Eixo Atlântico > Centro Cultural de Viana do Castelo > Praça Marques Júnior > Praça 1.º de Maio > Rua D. Maria II > Capela das Almas > Largo de São Domingos > Jardim D. Fernando 📸 30 maio 2026 | @olharvianadocastelo