Avançar para o conteúdo principal

Net arrasa cartaz da Agonia


Cresce o número de membros no Facebook que exigem a sua substituição.

Nunca um cartaz das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, deu tanto brado como o deste ano. Fazendo uso das redes sociais, concretamente o Facebook, são milhares os que o contestam. Autor diz que "só pode haver uma polémica, a do desenho".
Nos últimos dias, pelo menos três movimentos de contestação têm crescido em número de membros, na rede social Facebook.
A cabeça de cartaz, Diana Ribeiro Jung, designer, neta do anterior presidente da Comissão de Festas (este ano o lugar é ocupado por Francisco Sampaio) e homem desde há largos anos ligado à organização da romaria, Joaquim Ribeiro, tem sido o principal alvo das críticas. Avô e neta não quiseram proncunciar-se sobre o caso. A Câmara Municipal optou também por não comentar as críticas ao cartaz das festas deste ano, remetendo os esclarecimentos para a Comissão de Festas. Já o autor da criação, o fotógrafo José Maria Barroso, que há muito acompanha as festividades, e que na edição do ano passado criou a imagem de um megacoração de Viana, composto por centenas de mordomas, justifica a escolha de Diana com o facto de esta ser, desde pequena, uma presença assídua nos diversos números da romaria. O facto de a designer ter ficado em segundo lugar, entre 1700 concorrentes internacionais, no concurso "I Love Europe", promovido pela Comissão Europeia, contribuiu também para a decisão, afiançando Barroso que, por isso, ela "deve ser honrada".
"O propósito deste grupo não é de criticar a jovem do cartaz, mas sim de quem o fez e o publicou...Decerto, ela não tem culpa. Mas o cartaz é muito mau...", justifica Ricardo Pinto, autor do grupo "O cartaz mais feio das Festas d'Agonia", que, ontem, às 19 horas, contava 3431 membros. À mesma hora, um outro movimento, com 1173 membros, pedia: "Substituam o cartaz da Senhora da Agonia". Finalmente, um grupo com 93 aderentes, o "Cartazes ou caretas das Festas da Agonia", argumentava: "Viana merece mais. Que não passe a ser Viana dos Lobbys, em vez de Viana é Amor!".
A onda de protestos na web não passou, porém, despercebida a Joaquim Ribeiro, que, apesar de recusar comentar a situação, confessou ter criado uma página no Facebook para satisfazer a sua curiosidade em relação à polémica. Ao JN, José Barroso disse: "Era mais fácil contratar uma manequim, como se faz para a moda, mas acho que a mordoma deve ser uma figura que representa Viana. Tentei honrar a pessoa da Diana, porque ela é um valor de Viana". E conclui: "Só pode haver uma polémica, que é o desenho do cartaz, e esse fui eu que o fiz. Se as pessoas não gostam, tenho pena, mas não há nada a fazer".
Presidente da Comissão Executiva das Festas da Agonia, Francisco Sampaio assinala que a criação corresponde ao pedido que ele próprio elaborou: "Queria que o cartaz mostrasse o mar, a ligação da cidade ao Atlântico, assim como o Caminho da Costa (a Santiago de Compostela). Foi isso que pedi". A propósito, diz: "Se não querem que Viana se afirme como um dos principais portos da rota marítima para Santiago, que o digam, e cortamos o cartaz".

Fonte: Jornal de Notícias (10.07.2010)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Está escolhido o “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia 2023

Já é conhecido o vencedor do concurso “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, que se vai realizar de 14 a 22 de agosto.  O júri premiou o projeto elaborado por Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, e Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia. A mordoma é Ana Rita Passos, consultora forense na área económica, de 27 anos. A jovem mordoma enverga um Traje à Vianesa de lenço amarelo ao peito transmitindo o orgulho na história e tradição que se difunde de geração em geração. O vencedor vai receber um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.  Foram recebidos 135 trabalhos de 86 concorrentes.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

O Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, completou no passado dia 2 de junho, 100 anos. As carruagens apresentaram-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado e branco.