Avançar para o conteúdo principal

Net arrasa cartaz da Agonia


Cresce o número de membros no Facebook que exigem a sua substituição.

Nunca um cartaz das Festas da Agonia, em Viana do Castelo, deu tanto brado como o deste ano. Fazendo uso das redes sociais, concretamente o Facebook, são milhares os que o contestam. Autor diz que "só pode haver uma polémica, a do desenho".
Nos últimos dias, pelo menos três movimentos de contestação têm crescido em número de membros, na rede social Facebook.
A cabeça de cartaz, Diana Ribeiro Jung, designer, neta do anterior presidente da Comissão de Festas (este ano o lugar é ocupado por Francisco Sampaio) e homem desde há largos anos ligado à organização da romaria, Joaquim Ribeiro, tem sido o principal alvo das críticas. Avô e neta não quiseram proncunciar-se sobre o caso. A Câmara Municipal optou também por não comentar as críticas ao cartaz das festas deste ano, remetendo os esclarecimentos para a Comissão de Festas. Já o autor da criação, o fotógrafo José Maria Barroso, que há muito acompanha as festividades, e que na edição do ano passado criou a imagem de um megacoração de Viana, composto por centenas de mordomas, justifica a escolha de Diana com o facto de esta ser, desde pequena, uma presença assídua nos diversos números da romaria. O facto de a designer ter ficado em segundo lugar, entre 1700 concorrentes internacionais, no concurso "I Love Europe", promovido pela Comissão Europeia, contribuiu também para a decisão, afiançando Barroso que, por isso, ela "deve ser honrada".
"O propósito deste grupo não é de criticar a jovem do cartaz, mas sim de quem o fez e o publicou...Decerto, ela não tem culpa. Mas o cartaz é muito mau...", justifica Ricardo Pinto, autor do grupo "O cartaz mais feio das Festas d'Agonia", que, ontem, às 19 horas, contava 3431 membros. À mesma hora, um outro movimento, com 1173 membros, pedia: "Substituam o cartaz da Senhora da Agonia". Finalmente, um grupo com 93 aderentes, o "Cartazes ou caretas das Festas da Agonia", argumentava: "Viana merece mais. Que não passe a ser Viana dos Lobbys, em vez de Viana é Amor!".
A onda de protestos na web não passou, porém, despercebida a Joaquim Ribeiro, que, apesar de recusar comentar a situação, confessou ter criado uma página no Facebook para satisfazer a sua curiosidade em relação à polémica. Ao JN, José Barroso disse: "Era mais fácil contratar uma manequim, como se faz para a moda, mas acho que a mordoma deve ser uma figura que representa Viana. Tentei honrar a pessoa da Diana, porque ela é um valor de Viana". E conclui: "Só pode haver uma polémica, que é o desenho do cartaz, e esse fui eu que o fiz. Se as pessoas não gostam, tenho pena, mas não há nada a fazer".
Presidente da Comissão Executiva das Festas da Agonia, Francisco Sampaio assinala que a criação corresponde ao pedido que ele próprio elaborou: "Queria que o cartaz mostrasse o mar, a ligação da cidade ao Atlântico, assim como o Caminho da Costa (a Santiago de Compostela). Foi isso que pedi". A propósito, diz: "Se não querem que Viana se afirme como um dos principais portos da rota marítima para Santiago, que o digam, e cortamos o cartaz".

Fonte: Jornal de Notícias (10.07.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Já é Natal em Viana: cerca de 36 locais da cidade iluminaram-se hoje

A cidade já entrou na época natalícia com a inauguração das luzes de Natal, neste sábado, 8 de novembro. Viana do Castelo ficará iluminada até 12 de janeiro, nos seguintes horários: Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 📸 8 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

📢 Hoje é dia de São Martinho

Anualmente, a 11 de novembro, é dia de celebrar São Martinho. Uma das tradições mais emblemáticas do outono português, intimamente ligada às castanhas e ao vinho. “Quem quer quentes e boas, quentinhas? A estalarem cinzentas, na brasa. Quem quer quentes e boas, quentinhas? Quem compra leva mais calor p‘ra casa.”  (Ary dos Santos) 📸 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Boa noite Viana 🌙 ✨

Pela Praça da República  📸 10 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Av. dos Combatentes. A principal rua de Viana

A principal artéria da cidade de Viana do Castelo, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra (o nome é grande, mas é conhecida apenas como Avenida dos Combatentes), começou a ser construída no ano de 1917, tendo a sua conclusão ocorrido em 1920. Tem início na Estação dos Caminhos de Ferro e termina na Praça do Eixo Atlântico.  O seu carácter central, a grande movimentação de tráfego e pessoas e as diversas empresas e lojas que possui, fazem dela uma das "salas de visitas" da cidade. No seu topo norte encontra-se o belo edifício da Estação dos Caminhos de Ferro, começado a construir no ano de 1878, aberto ao público em 1882 e inaugurado em 25 de Março de 1887. Av. Combatentes da Grande Guerra, Viana do Castelo