Avançar para o conteúdo principal

O Prémio Gulbenkian Educação 2010, foi atribuído à AMVC

O Prémio Gulbenkian Educação 2010, será atribuído a duas instituições: ACTA - Companhia Teatral do Algarve e Academia de Música de Viana do Castelo. Cada prémio tem o valor de 50 mil euros.
PRÉMIO GULBENKIAN EDUCAÇÃO
O júri constituído por Maria Helena da Rocha Pereira, Vítor Aguiar e Silva, Guilherme de Oliveira Martins, Lídia Jorge e João Filipe Queiró, decidiu distinguir duas instituições com âmbitos de actuação distintos, uma no domínio do teatro e outra no do ensino musical, com uma marcada acção pedagógica em cada uma das áreas e que têm investido fortemente na formação e sensibilização de públicos.
A Academia de Música de Viana do Castelo surgiu em 1977, e, desde então, tem vindo a desenvolver, paralelamente à formação, uma notória actividade de divulgação musical, com a realização sistemática de eventos de música erudita, sendo também responsável pela dinamização de projectos pioneiros, directamente ligados à música contemporânea, nas vertentes da formação, criação e interpretação e à criação de públicos infantil, juvenil e sénior.
Os prémios serão entregues no dia 20 de Julho, data em que se assinala a morte do Calouste Gulbenkian, às 18h, no Anfiteatro ao ar livre da Fundação numa cerimónia aberta ao público.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer de 4 a 14 de julho?

Os jardins Público e da Marina vão encher-se de atividades com o “MARGINAL - festa no jardim”. Esta 3ª edição inclui concertos, espetáculos de dança, teatro, showcookings, venda de produtos diversos e propostas gastronómicas, Praça Kids, o Viana Beer Fest – Festival de cerveja artesanal (4 a 7 de julho), entre muito mais, sempre de acesso livre.  E porque já estamos em contagem decrescente para a Festa no Jardim, vamos recordar o programa da Festa?

Futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima: as propostas classificadas nos quatro primeiros lugares

No Passeio das Mordomas da Romaria, em Viana do Castelo, estão patentes as propostas que foram selecionadas no âmbito do Concurso de Conceção da Futura Ponte Pedonal sobre o rio Lima, destacando-se a vencedora, “Regata”. Neste concurso público internacional foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, tendo sido selecionadas quatro, que agora estão expostas ao público (ver imagens em baixo).

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Que se passa com a piscina de marés da Praia Norte?

Há duas piscinas na Praia Norte, em Viana do Castelo, cujas águas se renovam com as respectivas marés. Na preia-mar a piscina enche, na baixa-mar, a piscina conserva a água no seu interior. Construídas no meio das rochas nos anos 90 do século passado, uma é vocacionada essencialmente para crianças e a outra para adultos. Ambas estiveram vários anos inoperacionais (não retinham as águas aquando da baixa-mar) sendo que, a vocacionada para os mais pequenos foi intervencionada em junho de 2023 e está operacional desde então. A de adultos foi há poucos meses recuperada mas, presentemente, na baixa-mar, a piscina conserva pouca água no seu interior. 📸 28 maio 2026 | Olhar Viana do Castelo

É JÁ SÁBADO: Apresentação do Cartaz da Romaria d'Agonia 2026

O segredo está prestes a ser revelado. Será no próximo sábado, 30 de maio, às 10h00, na Praça da República, em Viana do Castelo. Considerada a maior romaria de Portugal, a edição deste ano da Romaria d’Agonia decorre de 15 a 23 de agosto. 📸 cartaz romaria d’Agonia 2025