Avançar para o conteúdo principal

Polémica encerrada: Viana do Castelo vai ter um Centro Náutico de Remo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo conseguiu finalmente chegar a um consenso com os clubes de remo da cidade com vista à construção do Centro Náutico de Remo. O processo, que foi desencadeado pelo anterior autarca vianense, Defensor Moura, foi polémico desde a primeira hora, não merecendo o acordo por parte dos dois clubes de remo existentes na cidade. No entanto, o actual executivo municipal, conseguiu finalmente superar todas as divergências que existiam em relação a este projecto, tal como confirma o autarca José Maria Costa.
De acordo com o protocolo já aprovado, o Município de Viana do Castelo, o Clube Náutico de Viana e a Associação de Remadores para a Competição A.R.C.O “acordaram desenvolver um processo comum tendente à elaboração do projecto para as instalações do Centro Náutico de Remo a construir no espaço da Argaçosa”. A elaboração global do projecto tem um orçamento previsto de 70.000 Euros. Se tudo correr dentro do previsto, o Centro Náutico poderá começar a ser construído já no próximo ano.

Fonte: Rádio Geice (30.07.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

A beleza do Traje à Vianesa e do “Ouro de Viana”

Traje de Lavradeira, Traje de Mordoma, Traje de Noiva, Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho de Viana do Castelo. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  Esta é uma compilação de algumas das fotografias que o olharvianadocastelo publicou nos últimos anos, que realçam a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.

Pelo Porto de Viana do Castelo

📸 15 maio 2026 | @olharvianadocastelo