Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Amorosa em projecto

O gabinete GIPP está a projectar o reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Amorosa, que inclui a beneficiação do espaço público da Amorosa Nova e Amorosa Velha, incluindo renovação de infra-estruturas, beneficiação de vias internas e criação de áreas de estacionamento.
O GIPP (Gestão Integrada de Projectos e Planeamento) está a desenvolver o trabalho depois de ter vencido o concurso de concepção lançado pela Polis Litoral Norte. O projecto incide na gestão da mobilidade pedonal, ciclável e viária, organização dos estacionamentos, eliminação de barreiras arquitectónicas, arborização dos arruamentos e alargamento de passeios e criação de uma praça franca na centralidade principal com reordenamento do trânsito automóvel.
Na memória descritiva salienta-se a pedonalização do topo oeste da Avenida do Atlântico e a execução da variante rodoviária por sul da capela, através do Largo da Quelha da Bonança. É o reforço da centralidade da zona da capela e de intersecção com a Amorosa Nova, “que se pretende exclusiva do peão e quantificada em termos do tratamento do espaço público e da revitalização das funções dos edifícios que a conformam e de que o Largo da Bonança é parte essencial”.

Fonte: Polis Litoral Norte

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Dia de chuva em Viana do Castelo

Pelas ruas da cidade. 📸 23 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Não parece, mas esta rua em Viana do Castelo é pedonal

Uma das mais importantes ruas da cidade de Viana do Castelo, a rua Manuel Espregueira, há muitos anos que foi transformada numa artéria pedonal. Era muito raro ver uma viatura a circular nela. Nos últimos tempos, tornou-se habitual ver um grande número de viaturas estacionadas e a circular, havendo dias que mais parece uma rua de trânsito automóvel normal. 📸 27 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.