Avançar para o conteúdo principal

Requalificação da Amorosa em projecto

O gabinete GIPP está a projectar o reordenamento e qualificação da frente marítima do núcleo da Amorosa, que inclui a beneficiação do espaço público da Amorosa Nova e Amorosa Velha, incluindo renovação de infra-estruturas, beneficiação de vias internas e criação de áreas de estacionamento.
O GIPP (Gestão Integrada de Projectos e Planeamento) está a desenvolver o trabalho depois de ter vencido o concurso de concepção lançado pela Polis Litoral Norte. O projecto incide na gestão da mobilidade pedonal, ciclável e viária, organização dos estacionamentos, eliminação de barreiras arquitectónicas, arborização dos arruamentos e alargamento de passeios e criação de uma praça franca na centralidade principal com reordenamento do trânsito automóvel.
Na memória descritiva salienta-se a pedonalização do topo oeste da Avenida do Atlântico e a execução da variante rodoviária por sul da capela, através do Largo da Quelha da Bonança. É o reforço da centralidade da zona da capela e de intersecção com a Amorosa Nova, “que se pretende exclusiva do peão e quantificada em termos do tratamento do espaço público e da revitalização das funções dos edifícios que a conformam e de que o Largo da Bonança é parte essencial”.

Fonte: Polis Litoral Norte

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Já há horários das iluminações e espetáculos multimédia em Viana do Castelo

As iluminações de Natal e os espetáculos multimédia são ligadas todos os dias a partir de 8 de novembro de 2025 e vão manter-se até dia 12 de janeiro de 2026, nos seguintes horários: ILUMINAÇÃO DE NATAL Domingo a Quinta das 17h00 às 22h00 Sexta e Sábado das 17h00 às 00h00 ESPETÁCULOS MULTIMÉDIA Avenida dos Combatentes da Grande Guerra Domingo a Quinta às 18h00; 19h00; 20H00; 21h00; 22h00 Sexta e Sábado também às 23h00 e 00h00 Árvore de Natal no anfiteatro da Marina  Domingo a Quinta às 18h30; 19h30; 20H30; 21h30 Sexta e Sábado também às 22h30 e 23h30 📸 7 novembro 2025 | @olharvianadocastelo

Hoje, 6 de janeiro, é dia de…

A igreja de São Domingos acolher a tradicional “Adoração dos Reis Magos”. O evento tem início às 21h30 e contará, além do presépio ao vivo interpretado pelos grupos de teatro da CIRC e À Margem, com um concerto de Natal pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo. No final será oferecido vinho quente com maçã assada, canela e mel. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Andando pela cidade…

📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Adeus, Natal!

Viana do Castelo já começou a retirar as decorações natalícias. O Dia de Reis, celebrado a 6 de janeiro, funciona como data simbólica para “fechar” o período das Festas de Natal. Até para o ano (2026/2027). 📸 7 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

O Castelo que deu o nome à cidade

Foi a 20 de Janeiro de 1848 que a Vila de Viana do Minho foi elevada a cidade com a denominação de Viana do Castelo. Esta distinção foi concedida pela Rainha D. Maria II. Reza a história que este gesto da Rainha se deveu ao reconhecimento da heróica resistência e lealdade do comandante do Castelo de Santiago da Barra, aquando da guerra civil da Patuleia. (Extrato da carta datada de 20 de Janeiro de 1848, que a Rainha D. Maria II enviou à Câmara de Viana)  “...Hei por bem e me praz, que a Vila de Viana do Minho fique erecta em cidade com a denominação de Cidade de Viana do Castelo, e que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas que direitamente lhe pertencem...”