Avançar para o conteúdo principal

Romaria D'Agonia: Cartaz das Festas de 2011 vai ser alvo de concurso público


O cartaz da Romaria D’Agonia 2010 foi o principal mote de discussão na última reunião do executivo municipal vianense. A questão foi levantada pelo vereador do CDS-PP. Aristides Sousa diz que o cartaz foi infeliz, e reclama que a Câmara de Viana não descure as questõe4s relacionadas com a promoção da imagem da cidade e, nomeadamente, da Romaria de Nossa Senhora D’Agonia.
O executivo socialista respondeu às críticas da oposição e anunciou que, já no próximo ano, o cartaz da Romaria vai ser alvo de um concurso público, como sublinha a vereadora da Cultura, Maria José Guerreiro. A própria vereadora da Cultura admite ter “algumas reservas” em relação ao cartaz deste ano, mas também considera que muitas da críticas são injustificadas. Apesar disso garante que, para o ano, vai ser escolhido o melhor cartaz do concurso que será lançado propositadamente para o efeito.

Fonte: Rádio Geice (13.07.2010)

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Começa hoje o Mercado dos Descobrimentos

A descoberta do Oriente é o tema da edição de 2026 do Mercado dos Descobrimentos, que regressa a Viana do Castelo, de 18 a 21 de junho, para transformar o centro histórico numa grande viagem ao ano de 1518. Com mais de 100 momentos de animação, 150 mercadores, recriações históricas, atividades pedagógicas e experiências para toda a família, o evento promete voltar a afirmar-se como um dos maiores mercados históricos do país. Ao longo de quatro dias, as ruas da cidade serão ocupadas pelo ambiente quinhentista, recriando a chegada de El-Rei D. Manuel I e da Rainha D. Leonor de Áustria a Viana da Foz do Lima para celebrar os 260 anos da atribuição do Foral e assinalar a importância das rotas marítimas portuguesas para o Oriente. Mais de 150 mercadores trarão artesanato, gastronomia, especiarias e produtos inspirados nos territórios que marcaram a expansão marítima portuguesa. A animação será permanente, com espetáculos de música, dança, teatro, humor e recriações históricas de meia em mei...

Viana do Castelo já vive o Mercado dos Descobrimentos!

A partir das 12h00 desta quinta-feira (19), o Castelo de Santiago da Barra e zona envolvente encheram-se de história, cor e alegria. Até 22 de junho, Viana do Castelo continua a recriar os hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Música, Dança, Teatro, Carrossel, Acampamento/Abarracamento de Cavalos, Exposição de Falcoaria, Artesanato, Repasto e muito mais, vão fazer parte da programação. Consulte o programa completo AQUI . 📸 19 junho 2025 | Olhar Viana do Castelo

Nostalgia: Louça Regional de Viana

A loja da Fábrica da Louça Regional de Viana, situada na Rua da Fábrica, Meadela, Viana do Castelo, vai abrir portas neste fim de semana, 20 de junho (das 14h às 19h) e 21 de junho (das 10h às 14h). Lá vai encontrar peças que contam histórias e guardam memórias de outros tempos. O texto e fotografias em baixo foram publicados no blogue Olhar Viana do Castelo a 27 de outubro de 2016. “Já fizeram parte do dia-a-dia de muitos portugueses, presentemente são meras peças de coleção ou servem de decoração em alguns lares do nosso país. A fábrica que as fabricava tem a sua produção suspensa há já vários anos.  Um pouco de história:  A fábrica de louça de Viana sedeada no Lugar do Cais Novo, na freguesia de Darque, Viana do Castelo, iniciou a sua produção de faiança no ano de 1774, vindo a encerrar em 1855. Só passados noventa e dois anos, em 1947, é que é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela, com o objetivo de retomar a tradição ...

A selvajaria consentida no estacionamento automóvel

A realidade quotidiana da nossa cidade. Desrespeitar a lei tornou-se algo "normal" ou "tolerável" por Viana do Castelo. 📸 junho 2026 | @olharvianadocastelo