Avançar para o conteúdo principal

Siemens instala em Portugal o TAC mais rápido e com menor radiação do mundo

O equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) SOMATOM® Definition Flash, da Siemens Healthcare, é o sistema de raios-X mais rápido da história da Tomografia Computorizada e emite a dose de radiação mais baixa de sempre, permitindo realizar exames mais saudáveis e rigorosos. Existem apenas cerca de 80 equipamentos a funcionar em todo o mundo, e um foi agora instalado pela primeira vez em Portugal, na Clínica Dr. João Carlos Costa em Viana do Castelo.
O SOMATOM® Definition Flash permite a realização de um TAC cardíaco, de forma precisa, em menos de um batimento cardíaco e sem ser necessário suster a respiração. Além do conforto e rapidez, este equipamento opera com a dose de radiação mais baixa de sempre. Por exemplo, uma aquisição em espiral do coração pode ser efectuada com menos de um mSv (millisievert), cerca de um terço do que é possível com os restantes equipamentos.
Inclui ainda uma funcionalidade inovadora de protecção de órgãos sensíveis à dose de radiação, que previne a dose clinicamente irrelevante e reduz a zona de exposição aos raios-x até 40%, sem perda da qualidade de imagem.
Como refere o Dr. João Carlos Costa «pela primeira vez existe um equipamento de tomografia computorizada que alia a maior resolução à mais baixa dose de radiação, possibilitando assim exames de rastreio».
É ainda de salientar que este sistema dispõe de dois conjuntos de ampola/detector com 128 cortes cada, o que faz com que seja o TAC mais diferenciado que existe em Portugal. Desta forma, é possível realizar exames de dupla energia, através da utilização de tensões diferentes em cada um dos conjuntos, o que permite obter as aplicações necessárias para as mais recentes técnicas de caracterização e visualizar a composição química dos materiais. Estas aplicações com Energia Dupla permitem um diagnóstico mais rápido e mais fiável.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia 2024 escolhida por concurso

Pela primeira vez na história da Romaria d’Agonia a mordoma do cartaz que leva a maior festa popular portuguesa a todo o mundo será selecionada por um júri entre 20 finalistas, todas elas escolhidas entre as concorrentes, abrindo assim espaço para mulheres com idades entre os 18 e os 35 anos participarem. “Qualquer mulher que sinta a nossa Romaria pode concorrer e pode aspirar a ser a mordoma da festa. É uma inovação que introduzimos este ano, pensando em todas as jovens mulheres que alimentam este sonho”, explicou Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, a entidade organizadora das festas da cidade. O novo regulamento para escolha do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai ser implementado este ano e substitui o modelo anterior, de concurso promovido, que estava em vigor desde 2011, e que implicava escolher o conjunto do autor, do cartaz e da mordoma. No formato para a definição do cartaz da Romaria a estrear este ano, o mesmo passa a contemplar três fases, com qualquer mul

Cartaz da Romaria da Senhora da Agonia 2010

Já foram apresentados o cartaz e o programa da Romaria da Senhora da Agonia 2010. Segundo a organização, a edição 2010 que vai decorrer de 20 a 22 de Agosto, vai ter um orçamento de 420 mil euros e são esperados um milhão de pessoas para assistirem à Romaria das Romarias de Portugal.

Viagem no Tempo

Assim era o quotidiano na Ribeira de Viana do Castelo, anos 60 do século XX. Crianças descalças e felizes a brincarem na rua sem horários, sem a supervisão de um adulto, sem preocupações de segurança. 📷 Espólio Severino Costa | Arquivo Municipal de Viana do Castelo

Pormenores de Viana do Castelo

Se passar pela Rua do Loureiro, repare na originalidade deste portão do prédio nº 52.

Gigantones e cabeçudos vieram em 1893 para ficar na tradição

Remonta ao ano de 1893 a introdução dos gigantones e cabeçudos na Romaria da Senhora d'Agonia, em Viana do Castelo. Este costume foi importado da região espanhola da Galiza.  Como manda a tradição, vai acontecer todos os dias (20, 21, 22 e 23 de agosto) da Romaria da Agonia 2015, por volta das 12H00, na Praça da República, a habitual revista de “Gigantones e Cabeçudos”. Os Gigantones e cabeçudos, acompanhados de Grupos de Bombos e Zés P’reiras, transformam-se no número mais ruidoso das Festas de Viana, contagiando todos quantos a ele assistem.