Avançar para o conteúdo principal

Siemens instala em Portugal o TAC mais rápido e com menor radiação do mundo

O equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) SOMATOM® Definition Flash, da Siemens Healthcare, é o sistema de raios-X mais rápido da história da Tomografia Computorizada e emite a dose de radiação mais baixa de sempre, permitindo realizar exames mais saudáveis e rigorosos. Existem apenas cerca de 80 equipamentos a funcionar em todo o mundo, e um foi agora instalado pela primeira vez em Portugal, na Clínica Dr. João Carlos Costa em Viana do Castelo.
O SOMATOM® Definition Flash permite a realização de um TAC cardíaco, de forma precisa, em menos de um batimento cardíaco e sem ser necessário suster a respiração. Além do conforto e rapidez, este equipamento opera com a dose de radiação mais baixa de sempre. Por exemplo, uma aquisição em espiral do coração pode ser efectuada com menos de um mSv (millisievert), cerca de um terço do que é possível com os restantes equipamentos.
Inclui ainda uma funcionalidade inovadora de protecção de órgãos sensíveis à dose de radiação, que previne a dose clinicamente irrelevante e reduz a zona de exposição aos raios-x até 40%, sem perda da qualidade de imagem.
Como refere o Dr. João Carlos Costa «pela primeira vez existe um equipamento de tomografia computorizada que alia a maior resolução à mais baixa dose de radiação, possibilitando assim exames de rastreio».
É ainda de salientar que este sistema dispõe de dois conjuntos de ampola/detector com 128 cortes cada, o que faz com que seja o TAC mais diferenciado que existe em Portugal. Desta forma, é possível realizar exames de dupla energia, através da utilização de tensões diferentes em cada um dos conjuntos, o que permite obter as aplicações necessárias para as mais recentes técnicas de caracterização e visualizar a composição química dos materiais. Estas aplicações com Energia Dupla permitem um diagnóstico mais rápido e mais fiável.

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

XXIII Semana Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

A Semana Académica 2011 do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), decorre entre os dias 15 e 20 de Maio. Na parte musical Rui Veloso, Quim Barreiros, Zezé Fernandes, Gunther & The Sunshine Girls e os vianenses Jarojupe, são alguns dos nomes que compõem o cartaz da Semana Académica do IPVC. Para além dos espaços musicais, durante a semana haverá igualmente muitas outras actividades, tais como a tradicional Missa de Finalistas, Queima das Fitas, Serenata, Cortejo Académico… Saiba tudo sobre a 23ª Semana Académica do IPVC aqui .

Laboratório flutuante atraca em Viana do Castelo

O navio de investigação “Mar Profundo” é o primeiro laboratório móvel marinho totalmente construído em Portugal. Lançada ao mar em 2021, a embarcação, com 19 metros de comprimento, está especialmente equipada para apoiar a investigação multidisciplinar no mar, podendo testar, por exemplo, ROVs (Veículos Operados Remotamente), sensores acústicos ou módulos robóticos, até 60 milhas da costa, ou recolher dados ambientais e operacionais. 📸 18 maio 2026 | @olharvianadocastelo

Sabe o que vai acontecer nos dias 22 e 23 de maio em Viana do Castelo?

É a oitava edição do evento “Wine & Blues Festival”.  Durante dois dias, 22 e 23 de maio, sexta e sábado, o Anfiteatro do Jardim da Marina será palco de um intenso programa musical (seis concertos), de uma mostra vínica e de muita e variada gastronomia. A não perder! TODA A PROGRAMAÇÃO 👇 SEXTA-FEIRA, 22 DE MAIO  18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – The Hurt Fingers & Fernando Amorim (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – Dog´s Bollocks (PT) 22h30 – Budda Power Blues (PT) Palco Secundário 00h00 – Dj Victor Coutinho 01h30 – Fecho SÁBADO, 23 DE MAIO 18h00 – Abertura da Mostra Vínica e Gastronómica Palco Secundário 18h45 – Let'hes Rock & Blues (PT) 19h30 – Vinhos de Viana: a história na primeira pessoa (entrevista a produtores) 20h15 – Harmonizações Vínicas Palco Principal 21h30 – The Blues Moonshinners (ES) 22h30 – Rozedale (FR) Pa...

Já visitou a exposição “ARTEMAIO“?

Uma oportunidade para ver uma Exposição de Artes, que já vai na XXVI edição, numa iniciativa da AAETEC - Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo, que celebra neste mês de maio 46 anos de existência. Para ver nos Antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, até 24 de maio de 2026. A entrada é livre! 📸 maio 2026 | @olharvianadocastelo