Avançar para o conteúdo principal

14º Festival de folclore internacional do Alto Minho

Com a participação de agrupamentos etnográficos oriundos de Portugal, Espanha, Cuba, Perú, Irlanda do Norte, Lituânia, Quénia e Turquia, vai decorrer a partir do dia 30 de Agosto, o 14º Festival de Folclore Internacional do Alto Minho de Viana do Castelo. O Festival é organizado pela VianaFestas com a colaboração da Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho e apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do INATEL.

PROGRAMA:
Segunda-feira –30 de Agosto
Recepção dos Grupos Folclóricos estrangeiros e convívio nos grupos de acolhimento.
Terça-feira – 31 de Agosto
22,00 Horas – GALA DE ABERTURA, na Praça da República em Viana do Castelo
Quarta-feira – 1 de Setembro
14,30 Horas – GALA SÉNIOR – Espectáculo dedicado ao público sénior, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com a participação de grupos estrangeiros, no âmbito do Programa Cultura da Idade/Envelhecer com Qualidade, do Gabinete Cidade Saudável, da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
À noite, a partir das 21,30 horas – Participação dos Grupos Folclóricos em espectáculos:
• No Concelho de Caminha – Turquia, Peru e Quénia
• No Concelho de Paredes de Coura – Cuba, Irlanda do Norte e México
Quinta-feira – 2 de Setembro
22,00 Horas – “MILÉNIOS DE TRADIÇÃO” – Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo.
Sexta-feira – 3 de Setembro
22,00 Horas – “TRADIÇÃO COM CORAÇÃO DE MÚSICA” – Gala folclórica na Praça da República, em Viana do Castelo.
À noite, a partir das 21,30 horas – Participação dos Grupos Folclóricos em espectáculo:
• No Concelho de Vila Nova de Cerveira
Sábado – 4 de Setembro
10,15 Horas – “ENSINA-ME, EU DOU-TE A MÃO” – Oficinas de danças onde os grupos folclóricos que nos visitam estarão à disposição de todos para demonstrar e ensinar as suas danças nos seguintes locais da cidade de Viana do Castelo: Largo da Estação – Irlanda do Norte; Largo de São Domingos – Quénia; Largo da Matriz – Cuba; Largo das Almas – Peru; Praça da Liberdade – México; Rua Gago Coutinho (Sul) – Turquia
22,00 Horas – GALA DE DESPEDIDA na Praça da República em Viana do Castelo, com todos os grupos dos países participantes:
Domingo – 5 de Setembro
13 Horas – Almoço proporcionado pelos grupos visitantes aos seus anfitriões nas comunidades de acolhimento.
19,00 Horas – Convívio na Quinta de Santoinho, em Darque, Viana do Castelo, com os elementos de todos os Grupos Folclóricos participantes no XIV Festival de Folclore Internacional – Alto Minho, famílias de acolhimento e amigos.

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

Os anos passam, as paisagens e os lugares mudam, umas vezes para pior, outras para melhor. Par de imagens para comparar deste panorama de Viana do Castelo.

Elevador de Santa Luzia de “roupa” nova, para celebrar o 100.° aniversário

As duas carruagens ganharam um novo visual, apresentando-se agora com nova pintura, diferente da anterior. A lotação de cada carruagem é de 24 passageiros, onze sentados e treze em pé, e, reduzindo estes, podem ser transportadas pessoas em cadeiras de rodas, carros de bebés e duas bicicletas.    O elevador de Santa Luzia foi construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa e inaugurado a 02 de junho de 1923.