Avançar para o conteúdo principal

Altar das Almas do Purgatório - Igreja das Almas

No interior da Igreja das Almas em Viana do Castelo, ressalta de entre o seu precioso recheio, o altar das Almas do Purgatório.

"A Igreja de S. Salvador das Almas foi a primeira igreja matriz de Viana do Castelo e a primeira paróquia de S. Salvador do Adro desde a fundação do Município, em 1258 por D. Afonso III. Era, à altura, uma pequena ermida de estilo românico com um alpendre de resguardo junto ao rio Lima, sendo o seu adro o primeiro cemitério de Viana do Castelo. O título de matriz foi perdido em 1483, altura em que foi construída actual Sé Catedral, mas manteve-se no seu adro o cemitério até 1840, data em que foi construído o Cemitério Municipal.
A igreja caiu, no entanto, em ruínas entre 1702 e 1719, tendo sido reconstruída e acrescentada para poente, um perfil arquitectónico que se mantém até hoje. Entretanto, foi perdendo as suas vedações, pináculos e lajes sepulcrais, tendo sido alvo da primeira intervenção arqueológica em 1953.
Em 2008, foram levadas a cabo escavações arqueológicas no interior da igreja que permitiram novas descobertas e que possibilitam concluir que a igreja é ainda mais antiga, recuando ao século IX. Face às descobertas, a Câmara Municipal e a Paróquia decidiram musealizar o espaço de culto, que foi também alvo de reabilitação".

Texto recolhido do site da C.M. de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Esta é a futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima “vencedora” de concurso internacional

A futura ponte pedonal e ciclável sobre o rio Lima, que será construída a jusante da Ponte Eiffel, já tem proposta vencedora. Neste concurso internacional, foram selecionados onze concorrentes e surgiram oito propostas, entregues em anonimato, tendo sido selecionadas quatro. A ponte sobre o Rio Lima tem um desenvolvimento de 570 metros, em curva e em “S”, prolongando-se para os acessos por rampas com 60 metros e 225 metros, respetivamente, no lado Norte e Sul, sendo que o comprimento total da ponte é de cerca de 855 metros. Esta nova estrutura vai igualmente aumentar a segurança rodoviária no tabuleiro da Ponte Eiffel, retirando peões e bicicletas, que passarão a utilizar a nova via.

Este é o novo hotel que está a nascer em Viana do Castelo

A unidade hoteleira de quatro estrelas, está a ser construída junto ao Parque da Cidade, e vai custar 18 milhões de euros.   Inspirado nas formas da construção naval (Estaleiros Navais de Viana do Castelo), o novo hotel Meliá Viana é um projeto de Cristiano Costa, do gabinete de arquitetura C & C ARCHITECTS - Arquitectura e Serviços, que partilhou recentemente estas imagens. Algumas imagens do projeto Hotel Meliá Viana👇

Viagem no Tempo

Seis postais de Viana do Castelo de Outros Tempos.

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026?

As candidaturas decorrem entre o dia 20 de fevereiro às 10:00 e o dia 02 de março às 17:00. Mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos (18 anos feitos até à data da Romaria d’Agonia) podem concorrer individualmente para serem a mordoma do cartaz.  Consulta as normas do concurso AQUI .

Papagaios-do-mar mortos espalhados pelo areal de praias de Viana

Num curto espaço de areal da praia do Canto Marinho e Lumiar, na freguesia de Carreço, Viana do Castelo, contei cerca de duas dezenas. Conforme noticiado, neste mês de fevereiro tem-se registado um número elevado de aves mortas ao longo de toda a costa portuguesa, suspeitando-se que o mau tempo e as tempestades recentes sejam a causa principal.   📸 17 fevereiro 2026 | @olharvianadocastelo