Avançar para o conteúdo principal

Altar das Almas do Purgatório - Igreja das Almas

No interior da Igreja das Almas em Viana do Castelo, ressalta de entre o seu precioso recheio, o altar das Almas do Purgatório.

"A Igreja de S. Salvador das Almas foi a primeira igreja matriz de Viana do Castelo e a primeira paróquia de S. Salvador do Adro desde a fundação do Município, em 1258 por D. Afonso III. Era, à altura, uma pequena ermida de estilo românico com um alpendre de resguardo junto ao rio Lima, sendo o seu adro o primeiro cemitério de Viana do Castelo. O título de matriz foi perdido em 1483, altura em que foi construída actual Sé Catedral, mas manteve-se no seu adro o cemitério até 1840, data em que foi construído o Cemitério Municipal.
A igreja caiu, no entanto, em ruínas entre 1702 e 1719, tendo sido reconstruída e acrescentada para poente, um perfil arquitectónico que se mantém até hoje. Entretanto, foi perdendo as suas vedações, pináculos e lajes sepulcrais, tendo sido alvo da primeira intervenção arqueológica em 1953.
Em 2008, foram levadas a cabo escavações arqueológicas no interior da igreja que permitiram novas descobertas e que possibilitam concluir que a igreja é ainda mais antiga, recuando ao século IX. Face às descobertas, a Câmara Municipal e a Paróquia decidiram musealizar o espaço de culto, que foi também alvo de reabilitação".

Texto recolhido do site da C.M. de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Forte da Ínsua

O Forte que tem a particularidade de o poço que se encontra no seu interior, ser um dos três existentes no mundo que se localizam no mar e são de água doce. Situado numa pequena ilha, perto da costa, o Forte da Ínsua, que integra um antigo convento franciscano, é um dos símbolos maiores do concelho de Caminha. Em situação de abandono há alguns anos, foi recentemente concessionado no âmbito do Programa Revive, estando previsto reabrir no início de 2022, transformado em centro de atividades turísticas com alojamento.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo 

Campo de girassóis chama a atenção em Carreço (Viana)

Um extenso campo de girassóis pinta de amarelo a paisagem na Veiga de Carreço (Viana do Castelo), junto à estrada Nacional 13. Para quem passa por ali é difícil ficar indiferente à imensidão de flores que encanta qualquer um. A beleza é tanta que não falta quem pare por alguns minutos para observar os girassóis e aproveite a paisagem como cenário para tirar algumas fotografias.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

Gil Eannes recebe recorde de visitas em 2025

O Navio-Museu Gil Eannes, aberto ao público desde 1998 na antiga doca comercial de Viana do Castelo registou, em 2025, o maior número de visitantes da sua história. Ao todo, cerca de 99 mil pessoas visitaram este museu flutuante ao longo do ano. Foram mais 9% do que em 2018, o anterior melhor ano, que teve cerca de 91 mil visitas. 📸 Arquivo | @olharvianadocastelo