Avançar para o conteúdo principal

Altar das Almas do Purgatório - Igreja das Almas

No interior da Igreja das Almas em Viana do Castelo, ressalta de entre o seu precioso recheio, o altar das Almas do Purgatório.

"A Igreja de S. Salvador das Almas foi a primeira igreja matriz de Viana do Castelo e a primeira paróquia de S. Salvador do Adro desde a fundação do Município, em 1258 por D. Afonso III. Era, à altura, uma pequena ermida de estilo românico com um alpendre de resguardo junto ao rio Lima, sendo o seu adro o primeiro cemitério de Viana do Castelo. O título de matriz foi perdido em 1483, altura em que foi construída actual Sé Catedral, mas manteve-se no seu adro o cemitério até 1840, data em que foi construído o Cemitério Municipal.
A igreja caiu, no entanto, em ruínas entre 1702 e 1719, tendo sido reconstruída e acrescentada para poente, um perfil arquitectónico que se mantém até hoje. Entretanto, foi perdendo as suas vedações, pináculos e lajes sepulcrais, tendo sido alvo da primeira intervenção arqueológica em 1953.
Em 2008, foram levadas a cabo escavações arqueológicas no interior da igreja que permitiram novas descobertas e que possibilitam concluir que a igreja é ainda mais antiga, recuando ao século IX. Face às descobertas, a Câmara Municipal e a Paróquia decidiram musealizar o espaço de culto, que foi também alvo de reabilitação".

Texto recolhido do site da C.M. de Viana do Castelo

MENSAGENS MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Assim vai o estacionamento na rua Gago Coutinho

Para certos automobilistas, as floreiras não são obstáculo suficiente para os impedir de estacionar onde não devem. Basta arrastá-las para o lado. Não custa nada. 📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Sem comentários…

Pela Marina de Viana do Castelo  📸 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

A época da lampreia está aí

No rio Lima, em Viana do Castelo, a faina faz-se entre o estuário e a freguesia de Lanheses, numa extensão aproximada de 10 quilómetros. A época legal da pesca da lampreia no rio Lima ainda agora está no início, prolongando-se até ao mês de abril. Faça sol ou faça chuva, durante este período é habitual ver a azáfama dos pescadores a lançar e recolher redes, na esperança de que alguma lampreia se tenha enredado. Uns têm mais sorte que outros. Cada lanço é sempre uma surpresa, já que tanto podem pescar uma ou mais lampreias, como nenhuma.

Andando pela cidade…

Viana do Castelo ao entardecer.  📸 14 janeiro 2026 | @olharvianadocastelo