Avançar para o conteúdo principal

Ativism cria marca e conceito de comunicação para Viana do Castelo

A Ativism é a agência responsável pela nova marca e conceito de comunicação da região de Viana do Castelo. Sob o conceito “Fica no Coração”, a marca criada pela agência “inspira-se no coração, património emocional e icónico de Viana. Representa a dedicação, honestidade, pertença e generosidade da cidade e dos seus habitantes e assume definitivamente Viana do Castelo como um local privilegiado para os amantes das cidades com uma qualidade de vida elevada e onde as oportunidades estão sempre a acontecer”, explica a ativism. De acordo com a agência, “Fica no Coração” espelha ainda o posicionamento proposto para os três públicos-alvo a atingir: os turistas, os residentes e os investidores. “Desta forma, Viana assume-se como na cidade dos namorados para os primeiros, para os que gostam de cidades e para os que gostam daquilo que fazem. A nova imagem da cidade de Viana representa também a aposta da Autarquia na fixação da população actual, na capacidade de atrair profissionais qualificados e na conquista da comunidade estrangeira, para residir ou visitar o concelho”, reforça. Maria João Vasconcelos, Brand & Behaviour Adviser ativism, sublinha que este “não se trata apenas de um projecto de city branding. É um trabalho estratégico profundo que envolveu a auscultação da população, através de estudos, bem como dos vários agentes do território, que foram preponderantes na definição deste posicionamento. A nova marca pega no património simbólico da região, projectando os argumentos que Viana tem para cada um dos targets identificados”, completa. Este projecto de marketing territorial, comunicação e construção de marca envolveu, além da área de investigação especialista em Brand & Behaviour, as unidades MOLA, BOTTOM LINE e IGNITION, agências de brand design, publicidade e activação em media do sistema ativism.
Fonte: www.briefing.pt (02.08.2010)

Mais visualizadas nos últimos 7 dias

Mercado dos Descobrimentos, o novo formato da Feira Medieval, vai realizar-se em junho

A cidade de Viana do Castelo vai recuar 500 anos de 15 a 18 de junho, até ao período dos descobrimentos portugueses, o novo formato da Feira Medieval para aproximar ainda mais a população e os visitantes da história de “Vianna da Foz do Lima”. O primeiro Mercado dos Descobrimentos a realizar-se em Viana do Castelo, pretende ser um espaço de animação e convívio, criado com o objetivo de dar a conhecer ao público residente e visitante, hábitos e costumes característicos da Época dos Descobrimentos. Deste modo, é intenção da VianaFestas recriar um ambiente que nos irá transportar para a Vianna da Foz do Lima, numa época em que o porto desta villa assumiu um papel importante com trocas comerciais, explorando assim a diversidade cultural e gastronómica. Num novo cenário, e continuando-se a fazer uma ligação com o centro histórico desta cidade, o Mercado dos Descobrimentos será realizado no Forte S. Tiago da Barra e na área envolvente. Pretende-se assim, com este evento atingir objetivos lúd

Romaria d’Agonia 2023, de 14 a 22 de agosto

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo. “A festa já se tornou tão grande que justifica mais dias, para podermos dedicar mais atenção aos quadros principais e evitar dias de concentração de vários eventos e até de sobreposição. Espaçando esses quadros será possível dar-lhes mais visibilidade e ao mesmo tempo permitir a quem nos visita poder também usufruir de Viana do Castelo”, explica António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia. O arranque da festa em 2023 será dado a 05 de agosto, sábado, pelas 16h00, com a abertura da XXI edição da Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d’Agonia. O programa oficial de nove dias começa a 14 de agosto, segunda-feira, com a Praça da Música, na Praça da Liberdade, pelas 22h00. Nos dias 15 e 16 de agosto os

Está escolhido o “cartaz oficial” da Romaria d’Agonia 2023

Já é conhecido o vencedor do concurso “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2023, que se vai realizar de 14 a 22 de agosto.  O júri premiou o projeto elaborado por Hugo Sousa, técnico de informática de 41 anos, e Sónia Moreira, assistente de bordo de 35 anos, ambos com experiência profissional em design gráfico e fotografia. A mordoma é Ana Rita Passos, consultora forense na área económica, de 27 anos. A jovem mordoma enverga um Traje à Vianesa de lenço amarelo ao peito transmitindo o orgulho na história e tradição que se difunde de geração em geração. O vencedor vai receber um prémio pecuniário no valor de 1.500 euros.  Foram recebidos 135 trabalhos de 86 concorrentes.

Trajes tradicionais do concelho de Viana

O Traje de Lavradeira, o Traje de Mordoma, o Traje de Noiva, o Traje de Meia Senhora, Traje de Dó, Traje de Domingar, Traje de Feirar, Traje de Trabalho… são principalmente usados nas diversas festas e romarias que se realizam ao longo do ano, por todo o concelho. É o momento escolhido para se trazer o passado ao presente, vestindo um destes trajes tradicionais.  É durante a realização da Romaria da Senhora d’Agonia que se concentra um maior número de trajes, nomeadamente no Desfile da Mordomia, Cortejo Etnográfico e na Festa do Traje, ocasião para se admirar a beleza e riqueza de todos os detalhes dos tradicionais e coloridos trajes das diferentes freguesias do concelho de Viana do Castelo.  Estes são alguns dos trajes que tive oportunidade de contemplar, durante o Cortejo Histórico-Etnográfico e Desfile de Mordomia das Festas de Viana do Castelo deste ano.

ANTES e AGORA: tirar fotos do presente para comparar com o passado

O Elevador de Santa Luzia, em Viana do Castelo, completou no passado dia 2 de junho, 100 anos. As carruagens apresentaram-se com uma nova imagem. O amarelo vivo, cor da cidade, que até aqui coloria as carruagens, passou a dourado e branco.