Avançar para o conteúdo principal

Caravana antecipou festejos da Sr.ª da Agonia

Dezoito anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressou a Viana do Castelo! Foi a décima primeira chegada da prova à cidade no historial das 72 edições. Desde cedo que A «Cidade da Volta» se instalou na Avenida Campo do Castelo e depressa se fez ouvir antecipando, desde já, o ribombar dos Zés P’reiras, as danças dos Gigantones e Cabeçudos e toda a grande animação da Rainha das Romarias portuguesas, as Festas da Senhora da Agonia que têm expoente máximo a 20 de Agosto. As cores do ciclismo engalanaram Viana do Castelo.
Neste sábado de calor, a cidade vibrou com a chegada do pelotão manifestando de várias formas um enorme carinho para com a Volta.Já passaram vários anos desde que a competição terminou aqui mas o tempo não apagou da memória de muitos vianeses aquela tarde de Agosto de 1992 quando Pedro Silva (Sicasal), mais uma vez, bateu a concorrência ao sprint obtendo mais um triunfo para um longo palmarés de etapas ganhas em chegadas agrupadas.

Lista dos últimos vencedores em Viana do Castelo:
1950 (15ª Volta): Braga-V. Castelo, 142,1 Km., Joaquim Pascual (Barcelona)
1956 (19ª Volta): Vila do Conde-Viana Castelo, 48 Km., Onofre Tavares (FC Porto)
1985 (47ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 123 Km., Manuel Neves (Guimarães)
1990 (52ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 152,8 Km., Pedro Silva (Boavista)
1992 (54ª Volta): Felgueiras-Viana Castelo, 179,9 Km., Pedro Silva (Sicasal)

Viana, um brinco de ciclismo

Viana do Castelo apesar de ter estado afastada da Volta a Portugal durante muito tempo tem história no ciclismo. Além do actual Campeão Nacional de Elites, Rui Sousa, ser natural do concelho, importa relembrar também a figura de Rui Lavarinhas, agora dedicado ao BTT e de Ana Barros que foi 10 vezes Campeã Nacional com duas presenças em Jogos Olímpicos. Mas a história do ciclismo português guarda igualmente um lugar para as equipas da região, a CEDEMI e a Tensai – Stª Marta que participaram na Volta. Há outras formações com trabalho desenvolvido na modalidade como o Grupo Desportivo do Centro Cultural de Stª Marta de Portuzelo e o Núcleo Desportivo e Recreativo de Barroselas, que foram, durante muitos anos, um viveiro de ciclistas.



"Entra-se a 70 onde só se pode entrar a 50"
A RTP ouviu Sérgio Quitério, um dos ciclistas envolvidos numa aparatosa queda na aproximação à meta da terceira etapa da Volta a Portugal em biclicleta.

Alta velocidade dita queda nos últimos metros da terceira etapa
O fim da tirada em que o ucraniano Oleg Chuzhda entregou a camisola amarela a Cândido Barbosa ficou marcada por uma queda que envolveu cinco ciclistas. A velocidade excessiva na aproximação a uma curva terá sido fatal.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

As senhas da Revolução

Hoje celebramos os 50 anos do 25 de Abril, a Revolução dos Cravos. Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade e Democracia! Viva Portugal! As senhas da Revolução Foram duas as canções utilizadas como senhas do 25 de Abril. A primeira divulgada pela rádio como sinal para o início da Revolução foi a música “E depois do adeus”, de José Niza, interpretada por Paulo de Carvalho, transmitida (22h55 do dia 24 de abril 1974) pelos Emissores Associados de Lisboa. A segunda foi a música “Grândola, vila morena” de José Afonso, que a Rádio Renascença tocou (00h20 do dia 25 de Abril de 1974). O primeiro sinal destinava-se a preparar as tropas para a saída, e o segundo servia para confirmar o arranque das operações. Na imagem seguinte é apresentada a letra da 1ª estrofe de “E depois do adeus”, canção que serviu como primeira senha da Revolução.

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Viana do Castelo em dia de feira semanal

Esta velha e tradicional atividade realiza-se semanalmente, às sextas-feiras, no Campo d’Agonia/Campo do Castelo. Neste grande espaço de venda ao ar livre, encontra-se uma diversidade de produtos, nomeadamente louças, tecidos, roupas, calçado, atoalhados, móveis, vasilhame, ferramentas, cobres entre muitos outros. Horário de funcionamento | Verão das 07h00-20h00 / Inverno das 07h00-18h00. Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25) Feira Semanal em Viana do Castelo (2019.10.25)

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo

Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva. Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses. “A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cru...